Disal Consórcio

Glossário

Conheça alguns termos do consórcio

Cedente
Participante em dia com o pagamento de suas contribuições, que transfere seu Contrato de Participação a terceiros, com a anuência da Administradora. Se já tiver recebido o bem, será obrigatória a transferência das garantias.

Cessionário
Participante que ingressa no Grupo de Consórcio em andamento, no lugar do cedente, que transferiu seu Contrato de Participação, com todos os direitos e obrigações a ele inerentes. Se o Cedente já detiver a posse do bem objeto de sua contemplação, será obrigatória a transferência das Garantias.

Consorciado
É uma pessoa física ou jurídica que integra o grupo de consórcio como titular de cota numericamente identificada, que assume a obrigação de contribuir mensalmente, para atingir integralmente os objetivos de todos os participantes do grupo de consórcio.

Consorciado Ativo
É o participante que tem vínculos contratuais com o grupo de consórcio, inclusive os que já tiverem pago todas as contribuições mensais e ainda não receberam o bem.

Consorciado Contemplado com o Bem
O membro de grupo de consórcio contemplado que já se utilizou dos recursos disponíveis de sua contemplação e está de posse do bem faturado.

Contemplação
A contemplação é a atribuição do direito de utilizar crédito ao membro de grupo de consórcio e está condicionada a existência de recursos suficientes no Grupo. A contemplação será feita exclusivamente mediante Sorteios e Lances, podendo a contemplação por lance ocorrer somente após a contemplação por sorteio ou se esta não for realizada por insuficiência de recursos no grupo de consórcio.

Contrato de Participação em Grupo de Consórcio
Por adesão, é o instrumento plurilateral de natureza associativa, cujo escopo é a constituição de fundo pecuniário para a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento, estando nele expressas as condições da operação de consórcio, bem como, de forma clara e explícita, os direitos e deveres das partes contratantes.