4 lições sobre dinheiro para ensinar aos seus filhos

Não precisa ser chato, nem difícil. Falar com seus filhos sobre como lidar com as finanças desde cedo é possível, sim. E nós vamos mostrar como.

No Brasil, 40,3% da população está inadimplente, ou seja, onde há 62,4 milhões de pessoas com dívidas, considerando os números de novembro, da Serasa Experian, é mais do que urgente educar financeiramente nossos filhos. Então, vamos às lições:

Lição 1 – Dar exemplo
Como você lida com as finanças em casa? O ideal é ter clareza em relação aos seus objetivos e uso do dinheiro, seja para pagar contas, planejar uma viagem, um passeio ou comprar presentes.

Quando a criança é pequena, é possível dar pequenos exemplos que mostrem a importância de usar o dinheiro priorizando aquelas coisas que realmente importam.

É possível fazer isso ao escolher um chocolate mais simples, ao invés de um mais caro, por exemplo. Assim, você explica que está economizando para outros itens mais importantes para a família, como uma viagem.

Lição 2 – Vontade não é necessidade. Diferencie os dois.
Todos temos a necessidade de comprar alimentos, pagar contas e cobrir gastos com saúde. Após cobertas as necessidades básicas, trabalhamos com as vontades, quer seja um brinquedo bacana ou uma viagem inesquecível.

Lição 3 – Fale do valor do dinheiro.
Independentemente da idade das crianças, é possível iniciar conversas sobre os investimentos mais básicos, como a poupança. Assim, você mostra que, se ela esperar, ela terá mais dinheiro. Conforme o entendimento da criança for se expandindo, você pode variar os investimentos, explicando a característica de cada um, inclusive, sua relação de risco-retorno.

Lição 4 – Deixe aprender
Bom, como nessa vida tudo é aprendizado, deixe seu filho aprender também com as próprias decisões. Comprou a mochila de marca e acabou o dinheiro até para pagar o lanche da escola? Vai ter que se contentar com uma fruta que não gosta, talvez. O importante é que ele possa refletir sobre sua decisão e lidar com as consequências. Segure firme a vontade de ser protetor e “passar a mão na cabeça.”

Educação financeira é um ensino diário, mas que faz toda a diferença com o passar dos anos.

4 comentários em “4 lições sobre dinheiro para ensinar aos seus filhos”

    1. Olá, Cláudio! Orientamos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 703 0050, para verificar sobre informações relacionadas ao seu Grupo e Cota.

  1. Gostaria de saber porq não mandaram meu boleto do mês de Março, atrazei o més de fevereiro e hoje fui pagar e não consegui.

    1. Olá, Sônia! Os boletos mensais são encaminhados via Correios com aproximadamente 20 dias de antecedência. Cinco dias antes do vencimento também é enviada uma mensagem via SMS ao celular de cadastro com o valor da parcela e código de barras para pagamento. Em caso de extravio, também é possível emitir o boleto através da área do cliente disponível no site https://www.disalconsorcio.com.br/area-do-cliente ou através de contato com a Central de Atendimento ao Consorciado pelo telefone 0800 703 0050.

Postar um novo comentário