3 dicas para utilizar o décimo terceiro de maneira inteligente

Todo mundo adora receber o décimo terceiro. É uma excelente maneira de organizar a vida financeira, de comprar algo que você deseja ou até mesmo de pagar alguma conta que ficou atrasada nos meses anteriores.
Mas mesmo com esse alívio no seu bolso, vale a pena ter um cuidado para não torrar por completo o seu 13º salário. Esse dinheiro pode ser utilizado para investimentos ou até mesmo para oferecer mais conforto para a sua família no futuro.

Confira três dicas de como utilizar o seu 13º salário de maneira inteligente.

1 – Faça um fundo de reserva para eventualidades
Reserve parte desse valor para aplicações e outro tipo de investimento, o que pode ser muito útil no caso de alguma eventualidade (problemas mecânicos, problemas de saúde ou necessidades financeiras) Se ainda não tem, crie um fundo de emergência para situações inesperadas e reserve parte do 13º salário para essa finalidade.

2 – Aproveite condições de pagamento à vista
Em geral, pagar à vista é vantajoso, pois proporciona descontos e condições especiais para você. Dividir o valor em parcelas pode até parecer tentador, mas também pode fazer que você se perca nas suas contas e subestime o impacto daquelas 10 parcelas que vão até metade do ano que vem.

Aproveite que você tem dinheiro vivo na mão e de preferência para a compra à vista. Tem desconto, é apenas uma vez e você já resolve tudo em um único dia.

3 – Lembre-se do governo
No Brasil, todo mundo morre de medo do Leão. O imposto de renda pode cobrar taxas ano que vem e você pode ser pego de surpresa. Que tal levar isso em consideração e já deixar uma graninha guardada com essa finalidade? Além disso, o IPTU é normalmente cobrado a partir de janeiro, assim como o IPVA. Por que não reservar parte do 13º salário para o pagamento dessas dívidas à vista? Dessa forma, você conseguirá descontos e não terá seu orçamento comprometido durante o primeiro semestre.

2 comentários em “3 dicas para utilizar o décimo terceiro de maneira inteligente”

Postar um novo comentário