Disal Consórcio

Menu

Seja durante as férias ou mesmo, agora, no isolamento social, provocado pelo Coronavírus, se o seu carro ficar muito tempo parado, precisará de alguns cuidados especiais, para voltar a rodar, sem problemas, quando tudo voltar ao normal.

Veja, a seguir, 7 itens que devem ser checados, com frequência:

1) Motor

Intervalos de até duas semanas, sem uso, não representam problemas para veículos que estejam com a manutenção periódica em dia. Mas, acima deste tempo, recomenda-se ligar o carro por cerca de 10 minutos, de uma a duas vezes por semana.

Mas, lembre-se: Não mantenha o veículo ligado em locais fechados ou sem ventilação. O monóxido de carbono, emitido pelo escapamento, é altamente tóxico.

2) Pneus

Mantenha os pneus bem calibrados, com a pressão máxima, recomendada no Manual do Proprietário do Veículo. Isso evita que o peso do carro deforme a cinta metálica dos pneus, fazendo com que fiquem desiguais, o que pode causar instabilidade, ao dirigir. Se possível, caso fique mais de um mês sem sair com o carro, mantenha-o sobre cavaletes de apoio, específicos para automóveis e, assim que voltar a rodar, faça um balanceamento nos pneus.

3) Bateria

Alguns componentes do carro consomem bateria, mesmo com ele desligado. Isso acontece com rádio e alarme, por exemplo. Há quem prefira desconectar a bateria para evitar seu desgaste, mas, apenas especialistas devem mexer neste componente, que tem produtos químicos que podem provocar curto-circuito ou até um incêndio.

Por isso, ligue o carro de uma a duas vezes por semana e estará preservando, tanto a bateria como o motor do seu carro.

4) Tanque de combustível

Manter o tanque cheio, durante o período em que o carro ficar parado, é recomendado por especialistas. Opte pela gasolina ou etanol, preferencialmente, aditivados.

Isso porque, segundo especialistas, o combustível comum, ao envelhecer, tem maior tendência a formar gomas e vernizes que se fixam ao sistema de alimentação de combustível. Tanque, bomba, filtros e, principalmente, as partes mais quentes do motor, por onde o combustível passa (carburador ou bicos injetores, válvulas de admissão e anéis dos pistões) são áreas sensíveis à formação dessas impurezas que a gasolina comum não consegue dissolver. O aditivo, segundo especialistas, aumenta o período de resistência à oxidação, dando maior estabilidade aos combustíveis.

5) Óleos e lubrificantes

Durante um período muito longo sem utilização, os fluidos do carro também podem envelhecer, perder suas propriedades e acabar por danificar componentes do carro. O óleo dos freios, por exemplo, quando perde suas características, pode travar o sistema de frenagem.

Já o líquido refrigerante, se envelhecido, pode corroer o sistema de arrefecimento. O óleo do motor também precisa estar em dia, fazendo com que todos os componentes permaneçam bem lubrificados, para evitar desgaste das peças. Se usar o carro por pouco tempo, durante o período de isolamento, preste atenção quanto à rodagem do motor a frio, que acontece quando o veículo percorre trechos curtos e o motor não atinge a temperatura ideal.

A rodagem a frio pode levar a uma contaminação do óleo do motor pelo combustível. Ao voltar a usar o carro frequentemente, é indicado fazer um check-up geral e verificar a necessidade de troca de óleos e fluidos. Nos modelos automáticos, certifique que o fluido de câmbio está em ordem.

E atenção! É importante fazer a manutenção periódica, nas revisões de garantia ou voluntárias, por meio das quais todos esses itens são checados e os óleos trocados. Afinal, a manutenção preventiva é a melhor alternativa para evitar acidentes!

6) Mangueiras e correias

As peças de borracha também precisam de atenção. Com pouco uso, podem acabar ressecando. Veja se o período de troca destas peças está dentro do prazo e faça a

manutenção adequada. Verifique, também, a condição dos limpadores de pára-brisa, pois, a borracha das palhetas também pode se danificar.

7) Freios

Longos períodos sem uso também podem danificar os freios, principalmente, em locais úmidos, onde o sistema de frenagem pode oxidar e ter a eficácia comprometida, o que é um grande risco para a segurança do motorista e passageiros do veículo.

E, se o carro estiver parado em um local plano, uma opção é usar “calços” nas rodas, para mantê-lo parado, em vez do uso contínuo do freio de mão, já que a umidade pode danificar os freios, mesmo nos sistemas a disco.

Com essas dicas, a Disal Consórcio deseja que seu carro esteja preservado durante o isolamento social. Caso pretenda trocá-lo, por um mais novo ou mesmo se ainda não tiver seu carro dos sonhos, aproveite essa oportunidade para adquirir uma cota de consórcio. Você não precisa comprovar renda na adesão e nem paga juros nas parcelas.

Faça uma simulação e entre para o Sistema pela Disal Consórcio, uma especialista no assunto, com mais de 30 anos de experiência no mercado e mais de 1 milhão de cotas contempladas.

 

Faça sua simulação

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

consorcio-sem-juros-sem-entrada

 

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio