7 dicas para os caminhoneiros evitarem o Coronavírus

Durante a pandemia do Coronavírus, a importância dos caminhoneiros ficou ainda mais evidente, na medida em que, graças a esses profissionais, o Brasil continua sendo abastecido, em todo o Território Nacional.

A Disal Consórcio expressa sua gratidão e admiração a esses profissionais, autônomos ou ligados a transportadoras, que vêm se arriscando a cruzar o país, garantindo o transporte rodoviário de cargas fundamentais, como suprimentos à população, incluindo hospitais, farmácias e supermercados.

Mas, consideramos fundamental que os caminhoneiros estejam protegidos contra o Coronavírus.

1) Prevenção Diária:

As autoridades sanitárias recomendam alguns cuidados, que devem ser tomados, diariamente:

• Prevenção, clique aqui para assistir ao vídeo;

• Intensificar a higiene pessoal, lavando muito bem as mãos, em água corrente e com sabonetes ou detergentes, e também utilizando o álcool em gel, entre 60% a 70%, para maior eficácia;

• Veja como lavar as mãos adequadamente, clique aqui.

• Não levar as mãos à boca e aos olhos, antes de lavar bem as mãos, para evitar contaminação;

• Se tossir ou espirrar, cubra a boca com as mãos ou braço. Se usar lenço descartável para isso, jogue-o no lixo, imediatamente. Após cobrir a boca, lave as mãos com sabonete e/ou aplique álcool em gel antes de tocar em qualquer objeto ou em si mesmo. Veja mais sobre Etiqueta e Higiene: https://www.youtube.com/watch?v=bUEQrefXzjI

• Em nossas casas, todos os locais devem ser muito bem e, constantemente, higienizados, como maçanetas, corrimão, mesas, cadeiras, telefones, computadores, vasos sanitários, etc.

• Não compartilhe objetos de uso comum e evite usar elevadores com muitas pessoas;

2) Higiene do veículo/caminhão:

É importante higienizar, periodicamente, partes do caminhão de contato constante, como o volante, câmbio, banco e as maçanetas das portas, com álcool 70% (preferencialmente, aquele com borrifador). Faça isso antes e de iniciar sua viagem e ao término da mesma.

3) Não compartilhe o veículo com terceiros;

4) Use a tecnologia a seu favor.

Faça uso de aplicativos que ajudem nesse momento. Encontrar carga (sem ter que ir aos terminais), agendar serviços de manutenção e até encontrar restaurantes abertos podem ser mais fáceis pelo celular, sem que você precise rodar de forma desnecessária. Sabendo da diminuição de pontos de alimentação nas rodovias está sendo um dos maiores problemas os caminhoneiros, a Raster criou uma lista de serviços ativos, que pode ser consultada neste link.

5) Não deixe de se alimentar e dormir bem

Manter o corpo saudável e o sistema imunológico em dia é essencial para esse momento. Por isso, mesmo trabalhando, não deixe de tirar um tempo para descansar, ter um sono de qualidade e se alimentar bem, ingerindo bastante água, comendo frutas e verduras, sempre que possível.

6) Evite contato próximo na hora de carregar e descarregar

Na hora de carregar o caminhão ou fazer entregas, procure ficar distante das outras pessoas, se possível, e cumprimentar as pessoas com acenos ao invés de abraços ou mãos. Se possível, use máscara e luvas nesses momentos;

7) Ao voltar pra casa, deixe sapatos e roupas do trabalho do lado de fora

Após uma jornada de trabalho, antes de entrar em casa, deixe os sapatos do lado de fora ou lave-os (sola) e os deixe próximos à porta de entrada, calçando chinelo ou outro calçado de sua preferência, mas que não seja o usado na rua. Antes de cumprimentar sua família, tire as roupas usadas e as deixe para lavar, e lave as mãos, imediatamente, e vá para o banho. Não esqueça de que, se colocou as mãos na maçaneta, ao entrar em casa, essa deve ser higienizada, com álcool 70%, antes que outra pessoa a toque.

Além das medidas citadas, se possível, vacine-se contra a H1N1. Sabemos que a mesma não evita o Coronavírus, mas fortalece o sistema imunológico das pessoas.

Com essas dicas, a Disal Consórcio acredita que você, caminhoneiro, esteja protegido!

Ótima viagem e dirija com segurança!

E, se achar que seu caminhão precisa ser renovado, por outro mais novo ou zero km, procure a Disal Consórcio para ingressar em um grupo. Aqui, você não depende de aprovação de ficha cadastral para entrar no Sistema e não paga juros nas parcelas!

Faça, agora mesmo, uma simulação!

Postar um novo comentário