Disal Consórcio

Menu

Em apenas 4 meses o número de eletropostos cresceu uma média de 50%.

 

O número de estações públicas e semipúblicas para a recarga cresceu 50% entre Março e Julho de 2021. O salto foi de 500 para 754 eletropostos apenas nesse período, mostrou levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

O que já é realidade em muitos países, os veículos elétricos também estão ganhando espaço no mercado brasileiro. No primeiro semestre deste ano, foram emplacados 13.889 veículos movidos a eletricidade ou híbridos, segundo dados da própria ABEV. O número representa crescimento de 84%, em relação ao mesmo período do ano passado.

 

eletroposto
Imagem: Divulgação / Ponto de recarga

 

Os públicos são aqueles instalados em parques, praças e ruas. Já os semipúblicos estão disponíveis em aeroportos, estacionamentos privados, postos de combustíveis, shoppings, supermercados, entre outros estabelecimentos privados com acesso ao público em geral. A ABEV não considerou os pontos de recarga instalados em condomínios, concessionárias e residências.

Através da pesquisa disponibilizada pela entidade, ainda foi possível verificar que, há sete tipos diferentes categorias de eletropostos no Brasil. Os padrões que estabelecem a compatibilidade dos plugues de acordo com o modelo do veículo são os seguintes: padrão Tipo 1; padrão Tipo 2; padrão CHAdeMO; padrão CCS 2; padrões Tipo 1 e Tipo 2 (postos com ambas as opções); padrões Tipo 2/CHAdeMo/CCS 2 (postos com as três opções); padrão Tesla.

A maior parte desses pontos possuem equipamentos de até 7,4 kW, por causa da infraestrutura elétrica dos imóveis. Mas tem crescido o número de estações de 11 kW e 22 kW, por causa do emplacamento de mais veículos que operam essas cargas em corrente alternada.

Quanto à potência, os equipamentos unicamente CCS2 operam com 24 kW e os que operam com plugues AC e DC em sua maioria são de 50 kW.

A EDP (empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico) já começou a instalar equipamentos de 150 kW, no projeto Plug&GO.

 

eletroposto
Imagem: Divulgação / Ponto de recarga

 

Projeto esse de P&D da Aneel desenvolvido pela EDP junto ao GESEL e que conta com a parceria das fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche. Objetivo de formar a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul. Ligando a cidade de São Paulo a importantes cidades do interior paulista e capitais vizinhas do estado.

 

Faça sua simulação

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

simule agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio