Disal Consórcio

Menu

DETRANs começam a retomar processo de renovação do documento, mas resolução do CONTRAN permite que os motoristas que tiveram suas carteiras vencidas após 19 de fevereiro continuem dirigindo sem punições.

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação de muitos motoristas venceu desde o início da pandemia e a renovação se tornou uma tarefa impossível, uma vez que boa parte dos DETRANs – Departamento Estadual de Trânsito suspendeu o atendimento presencial e deixou de prestar uma série de serviços, a fim de respeitar as medidas de distanciamento social. Se sua CNH expirou neste período, não se preocupe, pois o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito prorrogou, por prazo indeterminado, a validade das CNHs vencidas após 19 de fevereiro deste ano.

A medida está prevista na resolução 782/2020 e estende-se também à PPD – Permissão para Dirigir e à ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor, além de abranger os certificados de cursos especializados para o transporte coletivo de passageiros, de escolares, de produtos perigosos ou de emergência, de transporte de carga indivisível e motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias.

A resolução não tem prazo para deixar de ser aplicada. Isso significa que, mesmo que o DETRAN de seu estado já tenha retomado os serviços de renovação, você pode continuar dirigindo, desde que sua carteira tenha vencido após 19 de fevereiro – lembre-se que, caso sua CNH tenha vencido antes desta data, a renovação é obrigatória.

Como renovar CNH na pandemia

Os processos variam de acordo com o estado. No Rio de Janeiro e na Bahia, por exemplo, o atendimento presencial está sendo retomado gradualmente, mas é necessário que o interessado faça o agendamento pelo site. Já no Rio Grande do Sul a pessoa pode realizar todo o processo em um CFC – Centro de Formação de Condutores de sua cidade. Basta apresentar a documentação, realizar os exames necessários, pagar as taxas exigidas e agendar a retirada no próprio CFC.

O estado de São Paulo, por sua vez, criou a renovação simplificada da CNH. Todo o processo é feito on-line, sem a necessidade de ir a uma unidade de atendimento, e o motorista recebe o documento em versão digital – não haverá impressão da CNH nesta modalidade –, disponível para download no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito. Para ter acesso ao documento, a pessoa deve se cadastrar no Portal de Serviços Denatran para receber e-mail com número da habilitação e código de segurança para ativação em versão digital.

Para os demais estados, consulte a lista no fim deste post e veja como está o processo de renovação na sua localidade. Basta entrar no site do DETRAN e localizar a página de renovação de CNH.

Consulte o DETRAN de seu estado

Região Centro-Oeste

Detran DF

Detran GO

Detran MS

Detran MT

Região Nordeste

Detran AL

Detran BA

Detran CE

Detran MA

Detran PB

Detran PE

Detran PI

Detran RN

Detran SE

Região Norte

Detran AC

Detran AM

Detran AP

Detran PA

Detran RO

Detran RR

Detran TO

Região Sudeste

Detran ES

Detran MG

Detran RJ

Detran SP

Região Sul

Detran PR

Detran RS

Detran SC

 

Nacional

Denatran

 

Faça sua simulação

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

simule_agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio