Disal Consórcio

Menu

Confira algumas dicas que separamos para você que quer comprar seu primeiro carro!

 

A compra de um automóvel, especialmente o primeiro carro, reserva uma série de medos e incertezas naqueles que nunca fizeram esse tipo de aquisição.

O carro é um objeto de desejo, principalmente, entre as gerações mais novas. Sendo sinônimo de liberdade e independência financeira, mas nenhuma grande conquista é fácil. Por isso, antes de pensar em adquirir um automóvel, é provável que você tenha que fazer alguns sacrifícios, elaborar um planejamento e ter disciplina.

Para isso, existe apenas uma saída: controle financeiro rígido e eficiente. Deixa suas finanças equilibradas, a fim de que você tenha uma previsibilidade de quanto conseguirá poupar todo mês.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas:

 

1 – Conheça seus gastos

Um carro é um bem de alto valor agregado, que exige recursos para ser quitado e mantido. Por isso, deve fazer uma avaliação do seu patrimônio e seus rendimentos. Procure entender exatamente para onde seu dinheiro está indo, a melhor maneira é catalogar todos gastos do mês.

Comece anotando os custos fixos, como por exemplo, pagamento das contas e transporte. Em seguida análise áreas específicas, como categoria alimentação, anote os gastos com as compras do mês e com as refeições feitas fora de casa. Também especifique os gastos com lazer, como bares, shows ou a assinatura de serviços de streaming.

Por fim, faça um levantamento das dívidas em aberto. Nesse momento, é importante fazer uma hierarquização dessas pendências de acordo com alguns critérios, começando pela taxa de juros, passando pela parcela mensal e indo até o valor total devido.

Depois de fazer esse diagnóstico completo da vida financeira, vai saber direitinho qual é a porcentagem do salário que vai para contas essenciais, pagamento de dívidas, alimentação, transporte e assim por diante.

Dessa forma, é possível perceber em que áreas da vida está gastando mais do que deveria, o que vai ligar um alerta.

2 – Defina um valor limite do seu primeiro carro

O ponto de partida para a compra do primeiro carro é saber quanto está disposto a gastar. Nesse ponto, é muito importante já saber como anda a saúde financeira.

Recomenda-se que o valor da parcela seja referente a, no máximo, um terço da renda. No entanto, como esse valor é bastante alto, é interessante fazer simulações nas mais variadas formas de pagamento. A dificuldades para pagar o veículo podem trazer muitos problemas financeiros e pessoais.

3 – Avalie a necessidade

As necessidades de compra devem ser muito bem fundamentadas. Ou seja, precisa escolher um carro que seja compatível com a realidade.

   – Se tem ou planeja ter filhos num futuro próximo, o ideal é buscar um modelo que já ofereça um espaço maior e mais confortável.
   – Se pretende utilizar o carro para deslocamentos diários, o ideal é escolher um modelo mais econômico, pois o gasto com combustível pode pesar bastante no orçamento.
   – Se vai utilizar para viagens, o ideal é um automóvel com porta-malas espaçoso.
   – Se for apenas circular por grandes centros com espaço reduzido de estacionamento, um carro pequeno pode ser a melhor solução.

Como cada indivíduo tem uma necessidade específica, é interessante fazer uma lista com as características que não podem faltar no veículo que será comprado. Aqui deve focar nas necessidades e esquecer os desejos. Assim, não corre o risco de comprar um bem que não vai se adaptar à rotina.

4 – Escolha o melhor momento

Deve analisar se está no momento certo para adquirir um carro ou se a prioridade ainda é outro, como por exemplo, pagamento de uma faculdade. No entanto, vale lembrar que não é por não poder comprar um veículo agora que não deve começar a poupar para fazer isso em breve.

5 – Realize uma pesquisa de mercado

Esse sem dúvidas é o momento mais prazeroso de toda a compra do primeiro carro! Sabendo mais ou menos qual é a faixa de preço limite e a necessidade do carro, fica um pouco mais fácil para realizar a pesquisa.

Nesse momento vai ter contato com as possibilidades de compra, mantendo-se motivado. Dessa forma, não caia na tentação de comprar imediatamente, seja por ansiedade ou por pressão de um vendedor.

Vale mencionar que as montadoras e concessionárias disponibilizam todo tipo de informação em seus sites. Isso facilita a pesquisa e dá maior poder de escolha. Da mesma forma, existem sites especializados na compra e venda de veículos, os quais permitem a busca por modelo, marca, preço e muitas outras características.

Pesquise a diferença de valores entre carros novos e usados. Também é importante comparar marcas e modelos. Se quer um hatch, confira todos de cada montadora. É natural ficar em dúvida entre dois ou três. A melhor maneira de resolver essa questão é realizar test drives, para “sentir” o carro.

Por fim, não se esqueça de acompanhar o índice de depreciação do veículo. Afinal, com o tempo pode querer trocar, então é importante saber se será um bom negócio.

6 – Controle seus gastos

Para evitar qualquer dor de cabeça antes, durante e depois, é muito importante controlar os gastos. Afinal, conforme as despesas aumentam, comprometem ainda mais o orçamento. Porém, com programação, essas mudanças não gerarão grandes problemas.

Lembre-se de que se o seu objetivo é adquirir o primeiro carro, é preciso de alguns sacrifícios. Reduza os gastos com compras desnecessárias, passeios e outros itens do gênero. O grande segredo é fugir dos gastos impulsivos que comprometem a saúde financeira.

7 – Pense nos custos futuros

Não dá para se enganar pensando que os custos da compra se resumem ao valor desse bem. Por isso, é preciso se planejar. Para manter o veículo, esteja ciente dos gastos que vêm junto de sua nova aquisição. Inclusive, algumas despesas passam a fazer parte do seu orçamento de forma recorrente.

No Brasil, temos carga tributária embutida nas compras. Nos automóveis, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que tem que ser pago anualmente, proporcional ao valor do carro. Além do IPVA, o proprietário deve pagar a taxa de licenciamento anual.

Abastecer o carro não é barato, esse provavelmente será o principal e mais constante gasto com o automóvel. Por isso, dê preferência para carros flex, que aceitam gasolina e álcool. Avalie a rota diária em quilômetros, deixando uma sobra para possíveis imprevistos, e faça a conta de quantos litros por quilômetro cada modelo faz.

Leve em consideração os gastos com as revisões e, até mesmo, com atos mais simples, como troca de óleo, compra de novos pneus e reposição de peças por desgaste natural ou quebra. Uma dica é dar preferência para modelos mais básicos, cuja manutenção seja simples e barata.

O seguro automotivo pode representar um gasto considerável e proporcional ao valor do veículo e aos serviços contratados. Nesse caso, vale fazer a cotação para os modelos que constam da sua lista de possíveis aquisições.

8 – Opte pelo Consórcio

Uma das principais dúvidas de quem quer comprar um carro é, a forma de pagamento. É comum que o interessado esteja em um momento de vida financeira não consolidada. Assim, por mais que já tenha feito um pequeno pé-de-meia, ainda não terá uma poupança muito grande.

Não poder fazer a transação à vista, não significa que o único caminho seja a desistência. É aí que entra o consórcio, uma das alternativas mais realistas para se chegar lá. O consórcio é uma excelente dica, com ele é possível alcançar o objetivo do primeiro carro de forma planejada e inteligente.

Uma das vantagens do consórcio é não ter entrada e sem juros. Além disso, ao ser contemplado e ter o valor da carta de crédito em mãos, é possível fazer a aquisição do seu veículo à vista, tendo um negócio mais vantajoso.

 

Você conhece a Disal Consórcio?

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu carro ou moto, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe se prefere carro ou moto e o valor da sua parcela, ou seja, você decide tudo.

Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!

simule agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio