Disal Consórcio

Menu

A evolução do Brasil sobre rodas. 

O dia do automóvel, uma data que tem diversas teorias sobre a sua origem, mas que tem um significado único e marca a evolução da humanidade.

A data foi criada no ano de 1934 pelo atual presidente da época, Getúlio Vargas, que assinou o decreto no 24.224, de 11 de maio de 1934.

Origem da data

São três teorias que explicam a criação da data: uma das versões alega que a data seria uma homenagem para Bertha Benz, esposa do Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda no mundo.

Já uma segunda versão é de que a data seria em comemoração à produção da Belcar, o primeiro carro de passeio brasileiro.

E uma terceira hipótese, é que a data seria para marcar a inauguração da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

Como tudo começou

Não tem como falarmos do dia do automóvel e não passar um filme em nossas cabeças, uma retrospectiva de como começou e como estamos atualmente.

A história do primeiro carro a chegar no Brasil é muito mais antiga do que muitos imaginam!

O Peugeot que desembarcou no porto de Santos veio por meio do “pai da aviação”, o Alberto Santos Dumont.

Ele era conhecido pelos franceses como Voiturette por ser muito parecido com uma charrete. O veículo ficou famoso nos pés do irmão de Santos Dumont pois era ele quem dirigia, ele constituía em um motor de Daimler a gasolina de 3,5 cv e dois cilindros em “V”.

Porém, esse não foi o primeiro carro a emplacar no Brasil!

O automóvel do conde Francisco Matarazzo, ganhou essa honraria em 1903, mas mesmo assim, já haviam notícias de outros carros rodando no País naquela época.

Mas e a comercialização dos veículos?

Com o interesse do público a aderência dos veículos aumentou e fez com que o País recebesse a primeira linha de montagem do Ford Modelo T em 1919. O segundo fabricante a montar seus veículos em nosso país foi a General Motors em 1940.

A montagem de automóveis importados permaneceu até o pós-guerra quando Juscelino Kubitschek deu rumo a implementação da indústria automobilística no Brasil.

Em 1956 JK criou o grupo executivo da Industria automobilística (Geia), que definiu as novas diretrizes para a chegada da indústria automobilística.

 

Relembrando os modelos

Aproveitando que estamos falando da origem da indústria automobilística no Brasil, você sabe como eram os primeiros veículos?

Para comemorar essa data tão importante para a nossa humanidade, separamos alguns modelos que iniciaram a nova era sobre quatro rodas!

 

Primeiro carro fabricado no Brasil

Foto: Fundação Romi

 

Romi-Isetta 2 foi considerado o primeiro carro fabricado em nosso país pela Volkswagen. Logo depois veio a Kombi, dois anos depois o Sedan 1.200 cc e o Fusca.

 

1970

A Fiat trouxe para o Brasil o seu primeiro veículo, o Fiat 147 1 com motor 1.050.

Foto: Divulgação/Google

 

1980

Época em que o Chevrolet Opala Diplomata ganhou as ruas e com ele, mais uma revolução, com destaque para o Fiat 147 o primeiro carro a rodar com álcool.

 

Foto: Quatro Rodas

 

1990

Na década de 90 grandes novidades agitaram o mercado nacional. Época dos clássicos, Fiat uno, Chevrolet Monza e Opala.

Foto: Divulgação/Google

 

 

2000

A década que marcou a revolução para a indústria Nacional, nomes como: Celta, Clio Cedan, Fiat Sedan etc. E a partir dessa década a evolução do mundo automobilístico ganha cada vez mais destaque no mundo. A mistura da tecnologia com o design de última geração, a potência do motor e os acessórios pensado para o condutor!

Uma coisa é fato, o homem se adapta a cada situação que é lhe imposto. E com isso, a evolução fica cada vez mais evidente e “natural”.

Muitos falam que daqui a uns anos os carros serão voadores e sua tecnologia será incrivelmente incrível.

O carro surgiu de uma necessidade do homem se locomover e é adaptado para cada situação que ele precisa.

Foto: Divulgação/Google

 

 

Maio Amarelo

Além de termos o dia do automóvel, em maio, é o mês da campanha de conscientização dos acidentes do trânsito.

Com o avanço do mundo automobilístico, os acidentes de trânsito se tornam um ponto de alarme, onde cada vez mais os números de mortes aumentam.

O trânsito é para todos e por isso, precisamos ter responsabilidade na condução de qualquer veículo e não só o condutor, mas o pedestre que também tem sua parcela de culpa.

Juntos podemos mudar esse cenário e sermos cada vez mais consciente.

Respeite a vida, respeite o trânsito.

 

Faça sua simulação

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

simule_agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio