3 Dicas para a sua educação financeira

Quando falamos de educação financeira, uma coisa é fato: não é fácil ter a disciplina necessária para guardar um dinheirinho todo mês. Além disso, fica ainda mais difícil quando você não é adepto a planejar as suas finanças.

Pensando nisso, a Disal Consórcio preparou três dicas para você desenvolver a sua capacidade de planejar melhor o seu futuro! Confira:

1 – Controle os seus gastos.

Um erro que quase todo mundo acaba cometendo é não ter noção de quanto gastou durante o mês. Muitas vezes fazemos algumas compras, mesmo que pequenas, como um cafézinho de manhã e acabamos nos esquecendo de anotar isso, não é verdade?

O melhor controle que você pode ter é anotar os gastos na hora em que eles forem feitos. Com esse controle em mãos fica mais fácil planejar os nossos gastos futuros.

Vale a pena fazer esse controle em uma planilha de Excel ou até mesmo em um caderninho. Além disso, existem vários aplicativos de celular que podem dar uma mão nessa hora. Abra o Google Play ou a Apple Store e procure por “Gestão Financeira” ou “Minhas Economias” e confira as opções.

2 – Planeje os seus gastos.

No início do mês, antes de sair gastando o seu salário, a atitude correta deve ser parar alguns minutos do seu dia e planejar como você irá investir o seu dinheiro. Separe o que são gastos fixos como moradia, transporte, energia, água, escola, alimentação entre outros. Do que sobra, reserve uma parte para poupar.

Se não sobra dinheiro, comece a ver onde pode cortar gastos: economia de energia e água, opções mais baratas de transporte, assinaturas de serviços não essenciais, gastos com roupas e calçados, troca de marcas de produtos no supermercado por outras mais baratas, compras parceladas. O importante é buscar a sobra para começar a planejar suas conquistas.

3 – Reserve um tempo para estudar.

É necessário dedicar tempo a tudo que você quer fazer bem feito. Então dedique tempo para estudar sobre educação financeira para entender termos financeiros e compreender a situação do mercado no momento. Você sabe o que é inflação e o que ela causa ao seu dinheiro? Procure saber! Você sabe quanto paga de juros por usar o cheque especial? Ou os juros de cartão de crédito? Você sabe o quanto tem e o quanto gasta? Enquanto você não sabe disso, está deixando suas conquistas ficarem cada vez mais distantes de você!

Faça uma simulação de Consórcio com a Disal e comece a planejar seu futuro financeiro hoje. É só clicar aqui: https://www.disalconsorcio.com.br/

2 comentários em “3 Dicas para a sua educação financeira”

Postar um novo comentário