DISAL responde: como quitar sua cota de consórcio?

95 Comentários

DISAL responde: como quitar sua cota de consórcio?



Sabe aquela impressão de que o tempo voa? Mal dá tempo de reclamar da segunda-feira e já é hora de comemorar a chegada da sexta. Para quem planeja a conquista do carro novo com o consórcio, cada mês que passa é uma parcela quitada e um passo à frente para ver a conquista na garagem.

Mas se você é do tipo ansioso, pode dar um empurrãozinho para antecipar a quitação do seu plano.

O consorciado pode antecipar pagamentos quando quiser, mas sempre na ordem inversa. Ou seja, as parcelas quitadas antes (sejam todas ou apenas parte delas) serão descontadas a partir da última.

XII – ANTECIPAÇÃO DE PARCELAS
É possível antecipar pagamentos (ou quitar o consórcio) das seguintes maneiras:
# Pelo pagamento do lance vencedor;
# Pela diferença do crédito, se o bem adquirido for de valor inferior ao crédito;
# Pelo pagamento antecipado de parcelas que ainda irão vencer;
# Na ocorrência de indenização de sinistro, se foi contratado o seguro de vida.

O pagamento antecipado pode ser feito de três formas:

1.Com comprovante avulso;

2.Ofertando um lance;

3.Adquirindo um veículo com um valor menor que o crédito, quando ele for contemplado.

Importante: quitar a cota antecipado não garante um adiantamento da contemplação. O consorciado só conquista o crédito para sair por aí de carro novo se for contemplado por sorteio ou por lance.

Quitação da cota
Apenas os consorciados contemplados podem quitar todo o saldo devedor, encerrando sua participação no grupo e podendo solicitar a baixa da alienação, desde que não tenha mais nenhum valor pendente de pagamento, por causa de uma eventual variação no preço do bem.

Nesse caso, é só realizar o pagamento antecipado da cota e esperar a próxima Assembleia do grupo. Depois desse prazo, a orientação é entrar em contato com a Central de Atendimento ao Consorciado (CAC), com o documento do veículo em mãos, para solicitar a baixa da alienação.

O consorciado contemplado que tiver quitado a cota e desejar a liberação da alienação antes da próxima Assembleia do grupo deverá pagar uma caução, equivalente a 5% do valor final pago, para garantir a cobertura de eventual diferença apurada no saldo devedor entre uma assembleia e outra.

Essa caução depois é devolvida ao consorciado, caso não haja essa diferença.
É importante lembrar que a quitação deve ser feita sempre na data da Assembleia do mês em que o cliente tem a intenção de liquidar o saldo devedor da cota.

O passo a passo do pagamento é simples:

info-quitacao

Para saber o valor total do boleto para a quitação, é importante entrar em contato com uma de nossas Centrais de Atendimento, em um dos números abaixo, na data da Assembleia do seu grupo.

0800 703 0050

Cuiabá (65) 2123.2799

Rio de Janeiro (21) 2574.6999

Porto Alegre (51) 3226.1420

Salvador (71) 3270.7729

Recife (81) 3465.3346

São Paulo (11) 5079.5000

Depois, com a cota quitada e contemplada, é só curtir o passeio com o carro novo e já planejar a compra do próximo (com o consórcio, sempre)

Assine nossa Newsletter Saiba mais sobre consórcio