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Devo comprar uma moto nova ou seminova? Vamos trazer algumas vantagens e desvantagens para ajudar na sua decisão!

 

Pilotar uma moto é uma experiência empoderadora. Apesar dos receios, nenhuma outra forma de transporte traz tanta liberdade ao motorista. Esse é um dos principais motivos que os pilotos são adeptos ferrenhos a essa forma de transporte.

Existe uma grande diferença entre moto zero quilômetros e usada. Permitindo que as exigências e necessidades do comprador sejam supridas, seja qual for a sua escolha. Fazer uma boa pesquisa antes de decidir entre uma moto nova ou seminova é essencial para evitar problemas futuros.

Para que realmente traga benefícios e não dores de cabeça, a compra de uma moto é uma tarefa que requer certos cuidados. Precisa de uma alternativa para se locomover ao longo do dia, mas não está satisfeito com o transporte coletivo? Acha que um carro dá despesa e trabalho demais? Então é bastante provável que veja a motocicleta como uma excelente alternativa.

Diante do número cada vez maior de veículos circulando pelas ruas e estradas brasileiras, adquirir uma motocicleta também pode ser uma saída interessante para fugir do trânsito caótico.

Ao conquistar sua moto nova ou seminova, você também conquista sua praticidade cotidiana. Com uma moto, você faz um investimento no seu tempo de locomoção, sem depender de outros transportes e sem precisar ficar preso no trânsito. Além disso uma moto, é muito mais econômica que um carro. Ou seja, você só tem vantagens e motivos para começar a planejar pegar a sua.

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Vantagem e Desvantagem de comprar uma moto nova

A princípio, qualquer veículo novo oferece um desempenho melhor que um usado. E por mais que seja necessário um certo tempo para amaciar o motor nos primeiros quilômetros rodados, a moto nova tem a vantagem de vir de fábrica com os componentes todos regulados e em perfeito estado de conservação.

Além disso, o veículo sai da concessionária com a garantia do fabricante, com o manual do proprietário, com duas chaves e o melhor: sem qualquer arranhão. Por essas e outras razões, o proprietário consegue ter a certeza de que a moto está em excelentes condições de uso. A partir da saída da loja, qualquer eventualidade será de conhecimento do comprador.

A principal desvantagem de uma motocicleta nova é o valor. Sabemos que uma moto zero quilômetro é bem mais elevado que a seminova e pode pesar bastante no bolso de quem está disposto a investir em uma. Além disso, tem uma grande desvalorização dos anos de uso.

Portanto, se você pretende revender mais tarde, saiba que será por um valor abaixo do preço de compra original. É por esse motivo que muitos motociclistas ficam com o mesmo veículo por bastante tempo, para aproveitar ao máximo e tirar o melhor proveito do investimento realizado.

 

Vantagem e Desvantagem de comprar uma moto seminova

Se a desvalorização é ruim para quem faz a aquisição de um veículo zero quilômetro, quem compra uma motocicleta de segunda mão já recebe com o devido desconto de mercado. Dessa forma, a moto usada pode ter uma boa relação de custo e benefício, principalmente para quem não tem condições de arcar com uma quantia mais alta.

A desvalorização de um modelo seminovo é muito menor que um modelo zero quilômetro recém-saído da fábrica, o que facilita na hora da venda e garante que você possa recuperar um valor mais próximo ao qual adquiriu a moto, evitando prejuízo.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que toda a burocracia do emplacamento e documentação do já foi feito. Só é preciso se preocupar com a passagem do documento para o seu nome.

Como desvantagens da moto seminova, é não ter como atestar o histórico do veículo, além do desgaste natural das peças, que se acentua com o aumento da quilometragem. Sendo assim, os gastos com manutenção da moto seminova podem ser maiores do que a zero quilômetro.

É muito importante levar a moto seminova em um mecânico de confiança para fazer uma revisão geral antes de fechar negócio para evitar cair em uma furada. Esse processo pode gerar mais gastos e o resultado pode ser um pouco frustrante.

Porém, há dicas estratégicas para verificar se a moto usada sofreu algum tipo de dano. Analise as pontas das pedaleiras e dos manetes, para descobrir possíveis arranhões e pequenos sinais de amasso da lataria. Se houver marcas como essas, elas podem ser indicativos de que a motocicleta sofreu quedas ou batidas.

 

Devo fazer um consórcio para adquirir minha moto nova ou seminova?

O consórcio é uma das modalidades de crédito mais tradicionais do Brasil. Além de ser muito vantajosa por não ter taxa de juros e nem entrada, é uma compra inteligente e planejada.

É baseada na união de pessoas (físicas ou jurídicas) em grupos, com a finalidade de aquisição de bens ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado. Ocorre uma contribuição mensal por parte de todos os integrantes do grupo, nesse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

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