Disal Consórcio

Menu

Você já deve ter visto algum envelopamento automotivo e ficou achando que era uma pintura diferente das convencionais.

Não é de agora que o envelopamento automotivo vem se tornando comum, seja apenas para personalização em outra cor e textura ou para proteger o seu veículo das ações do tempo.

Essa prática é segura? Está dentro da lei? Quais a vantagens e desvantagens de envelopar o meu veículo? Consigo revender um veículo adesivado? Vamos responder perguntas como essa neste blog!

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo | PVC Vinil

 

O que é envelopamento automotivo?

Envelopamento automotivo, também conhecido como plotagem, é a aplicação de uma camada adesiva na lataria do seu veículo. Essa camada adesiva tem a finalidade de proteger o seu veículo do clima ou com um novo visual.

Quando o assunto é impedir o desgaste da pintura, o envelopamento automotivo consegue proteger o veículo contra as queimaduras causadas pelo sol, poeira, maresia e outras ações do tempo. A adesivagem conserva a pintura original do seu veículo, bem como sua carroceria.

Mas se quiser utilizar o envelopamento automotivo apenas para renovar o visual do veículo, seja por desgaste ou por pura estética. As opções de adesivos para carros são diversas, com texturas e acabamentos fosco e metálico, além de inúmeras cores.

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo

 

Quais os tipos de envelopamento automotivo?

Existem três tipos de adesivos para carros: o de PVC vinil, o de poliuretano e o envelopamento líquido.

PVC vinil

Forma mais simples de envelopar um veículo. Por ser feito por meio de uma película de PVC, consegue ter uma alta resistência contra riscos. Esse também, por ser um adesivo, possui a maior variedade de cores, ideal para quem deseja alterar apenas a estética.

App Disal+ Clientes

Poliuretano

O envelopamento de poliuretano é aquele indicado para quem procura proteção. Esse material é transparente, portanto, não altera a cor original do automóvel. Seu único intuito é evitar as ações do tempo.

Envelopamento líquido

O envelopamento líquido é feito com uma “tinta” e, é utilizado para corrigir riscos e bolhas de uma adesivagem antiga ou proteger contra arranhões.

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo | Poliuretano

 

É permitido envelopamento automotivo?

Existem certas condições para que o envelopamento automotivo seja realizado dentro da lei. As modificações devem ser precedidas de autorização do órgão responsável pelo registro e licenciamento do carro, sob risco de penalidades, como o pagamento de uma taxa, vistoria do veículo e, também, a incidência grave de 5 pontos na carteira.

A lei considera como alteração de cor, seja por pintura ou adesivagem, quando a mudança cobre áreas superiores a 50% (excluídas as envidraçadas). Quando a cor não puder ser distinguida, será considerada, na documentação, a cor fantasia do automóvel.

Sendo assim, o envelopamento automotivo é permitido, desde que haja a regulamentação do registro. Se o veículo não possuir alterações em adesivagem acima de 50%, não é necessário recorrer ao Detran para a atualização, bem como quando a cor escolhida para a plotagem for a mesma que a original.

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo | PVC Vinil

 

Vantagens e desvantagens do envelopamento automotivo

Falamos de algumas vantagens do envelopamento automotivo:

• proteção extra para o seu veículo
• possibilidade de retirar o adesivo a qualquer momento
• custo reduzido comparado ao processo de pintura
• maior variedade de cores, texturas e desenhos

Porém, devemos levar em consideração algumas desvantagens. Se o carro permanecer em contato direto com as ações do tempo, como sol, chuva etc. A adesivagem pode ter sua durabilidade reduzida, sendo preciso realizar a troca em um período mais curto de tempo.

Algumas marcas e cores diferentes podem ter tempo de vida diferentes. As cores preta e branca, por exemplo, costumam durar o dobro que as demais. Por isso pesquise bem sobre a marcar em locais confiáveis antes de aplicar no seu veículo.

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo | Poliuretano

 

Cuidados e manutenção com o seu envelopamento automotivo.

Assim como sua pintura original, o veículo necessita de cuidados e manutenção após o envelopamento automotivo. A durabilidade da adesivagem é de aproximadamente três anos e, após esse tempo, o adesivo pode começar a desbotar ou, até mesmo, soltar a cola e aparecendo algumas bolhas indesejáveis.

Para evitar esse desgaste antes do prazo, é importante lavar o seu veículo com cuidado. A lavagem do seu veículo deve ser feita com água e sabão neutro, evitando o uso de ácidos e materiais corrosivos que possam comprometer o material aplicado na lataria.

Outro cuidado com o envelopamento automotivo, envolve a sua retirada. Quando o envelopamento é aplicado sobre áreas já antes danificadas, ao puxar a película elas podem ficar ainda maiores. Por isso, é importante realizar o envelopamento automotivo em locais especializados, uma plotagem bem instalada não oferece risco à pintura original.

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo | PVC Vinil

 

Posso vender um carro com envelopamento automotivo?

Essa é uma dúvida que surge entre aqueles que querem aderir a um envelopamento automotivo é se é possível revender o veículo ainda envelopado. A resposta pode depender de alguns pontos.

Carros customizados tendem a perder valor de revenda, já que a maioria dos compradores, preferem modelos com características originais. Então a venda pode se tornar mais fácil se optar pela remoção da película. Esse procedimento deve ser feito com cuidado e, é uma solução para quem precisa revender o automóvel com uma certa pressa.

É válido pensar, também, no tipo de adesivo usado. Se a plotagem realizada foi com o adesivo transparente, para proteger a lataria, esse pode ser um bom argumento para se usar na hora da venda.
O que é importante saber, afinal, é que sim, você pode vender seu carro envelopado, desde que considere esses pontos e esteja dentro da lei.

Envelopamento automotivo
Imagem: Divulgação | Envelopamento automotivo | PVC Vinil

 

Ainda não conquistou seu veículo? A Disal te ajuda!

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar seu carro automático, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe o valor da carta de crédito para a compra do seu automático.

Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!

simule_agora_2022

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio