Disal Consórcio

Menu

Para ser contemplado exigi paciência, mas não é preciso depender apenas da sorte!

 

Um dos principais incômodos de quem contrata um consórcio é a espera para ser contemplado. A menos que você tenha muita sorte, é preciso ter paciência. Contudo, existem algumas formas de acelerar esse processo e tentar ser contemplado mais rápido.

Quando alguém decide adquirir um bem por meio de consórcio, o mais provável é que a pessoa não tenha urgência nessa compra. O participante poderá ser contemplado entre o primeiro e o último mês do plano contratado, mas não é possível afirmar com exatidão quando isso acontecerá.

 

Formas de ser contemplado

Uma das vantagens do consórcio é a flexibilidade. A modalidade tem várias opções para facilitar o pagamento e a retirada do prêmio. As formas de contemplação, em geral, envolvem sorte ou estratégia:

 

1 – Sorteio

Essa é a opção mais comum e depende da sorte. Todos os participantes têm a mesma oportunidade de vencer.

Nesse tipo de investimento, todos os meses é efetuado um sorteio entre os consorciados, e um ou mais números são contemplados, de acordo com o valor disponível em caixa. Portanto, comparecer às assembleias e torcer para ser sorteado é uma das formas de ser contemplado no consórcio.

 

2 – Lance

O consorciado oferece um valor percentual para conquistar sua carta de crédito. Funciona como um adiantamento das parcelas. A oferta deve ser realizada antes da assembleia e apenas o lance vencedor terá que arcar com o pagamento.

•  Lance livre:

É uma modalidade na qual você é mais ativo na busca pelo prêmio do mês. Para utilizar essa opção, o cotista deve avisar à administradora, antes da assembleia, que pretende fazer uma oferta pela carta de crédito. Todos os lances são feitos em segredo, então você não consegue abater o valor de outra pessoa por não saber quanto elas irão investir.

O resultado é simples, vence o consorciado que tiver um porcentual maior. E caso você faça uma oferta que não seja a maior, você não perde o dinheiro.

•  Lance fixo:

Parte da empresa administradora do consórcio. Nesse caso, os cotistas não podem definir qual valor querem ofertar. Quem faz essa definição é a administração do grupo. Se mais de um participante ofertar no mesmo mês, o desempate é feito, normalmente, por um sorteio em assembleia.

No entanto, se houver dinheiro disponível em caixa, mais de um consorciado pode fazer a compra. O sorteio é realizado entre os que se propõem a antecipar as parcelas necessárias para conseguir a contemplação.

A vantagem é que, o sorteio será realizado entre menos pessoas, portanto, as chances são maiores.

•  Lance embutido:

O consorciado utiliza uma porcentagem da sua carta de crédito para ofertar o lance. Caso seja contemplado, terá um valor menor para usar na compra do bem, já que uma parte da carta de crédito foi utilizada para pagar o lance. Além disso, é possível completar o lance com recursos próprios, aumentando as chances de contemplação.

Fazer lances ao longo do processo do consórcio é importante se você quiser receber a sua contemplação mais rápido. Caso não use isso, você irá depender da “sorte” da contemplação e a demora em receber sua carta de crédito pode ser maior.

contemplado

 

Afinal, como agilizar a contemplação?

Agora que já conhece um pouco mais sobre as formas de contemplação, vamos passar algumas dicas para você tentar adiantar esse processo. Mas lembre-se, não é possível afirmar com exatidão quando isso vai acontecer.

1 – Mantenha os pagamentos em dia

O primeiro e mais básico dos passos é, manter os pagamentos em dia. Isso não apenas ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, como também é um requisito para que você participe das assembleias.

Se você estiver inadimplente, por exemplo, não poderá dar um lance e nem ser sorteado. Portanto, ao ingressar no consórcio, tenha atenção ao orçamento e planeje-se para os pagamentos.

2 – Faça um planejamento financeiro

Se você optou por um consórcio, um dos motivos pode ser a falta do valor no momento. Por isso, essa modalidade se destaca como uma alternativa mais barata do que o financiamento.

Entretanto, ainda que você esteja acostumado com a ideia de esperar ser sorteado e de pagar as mensalidades, é possível se organizar para quitar as prestações e ser contemplado no consórcio mais rápido. É nesse momento que entra o planejamento financeiro.

Faça uma planilha ou tenha um aplicativo de controle de gastos e busque economizar. Colocando esse dinheiro na poupança ou fazendo outro tipo de investimento, é possível juntar um montante que seja suficiente para dar um bom lance e ser contemplado antecipadamente.

3 – Conheça bem o seu grupo

Ao frequentar as assembleias, você deve se manter atento para conhecer as características e o estilo das pessoas que estão participando do seu grupo. Dessa maneira, você consegue traçar uma estratégia mais eficiente na hora de dar um lance.

Você pode traçar uma espécie de histórico de lances, até mesmo para não fazer uma oferta mais alta do que você pode pagar.

4 – Preste atenção ao calendário

Uma excelente estratégia para ser contemplado no consórcio é prestar atenção ao calendário. Alguns meses do ano são mais propícios para quem quer dar lances.

É o caso dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. No fim do ano, Natal e Ano Novo comprometem o orçamento, apesar do 13º salário. Já em janeiro, os grandes inimigos das contas são os impostos, por exemplo. E em fevereiro, geralmente é o carnaval que aumenta os gastos. Esses também são os meses das férias familiares.

Portanto, tente guardar suas economias para dar lances nesse período. A concorrência será menor, já que os outros cotistas possivelmente ofertarão menos dinheiro.

5 – Desenvolva uma estratégia para o leilão

A recomendação é que você observe durante alguns meses o valor do lance vencedor. Com base nessa observação, vá economizando até juntar um montante parecido com o que venceu as últimas rodadas.

Por fim, deixe para dar seu lance nos meses em que a concorrência tende a ser menor. Essa é uma boa estratégia para aplicar em leilões de consórcios!

Estudando bem os tipos de lance e colocando essas estratégias em prática, talvez você não precise esperar tanto para usufruir do bem adquirido por meio do consórcio. Estas são as nossas dicas sobre tentar ser contemplado mais rápido no consórcio.

consorcio-contemplado

 

Você conhece a Disal Consórcio?

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu carro ou moto, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe se prefere carro ou moto e o valor da sua parcela, ou seja, você decide tudo.

Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!

simule agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio