Disal Consórcio

Menu

O Fiat Pulse chegou prometendo dominar o segmento de SUV compacto. Entre tantos concorrentes, será que o Volkswagen Nivus vai deixar?

 

O segmento de SUV compacto é um dos que mais crescem no mercado nacional. Por isso depois de muita expectativa, a Fiat lançou o tão esperado Pulse. O modelo da montadora italiana chega para conquistar as primeiras colocações no ranking dos mais vendidos, e briga com modelos como o Jeep Renegade, Hyundai Creta e o Volkswagen Nivus, seu principal concorrentes.

O Fiat Pulse é derivado do hatch Argo, enquanto o Volkswagen Nivus do hatch Polo. Mas eles podem ter muito mais em comum do que parece, colocando a ficha técnica lado a lado. O desempenho é algo que mais se assemelha entre os modelos, talvez por isso essa rivalidade.

nivus-pulse-suv-compacto

 

Visual

Ambos os SUVs não são tradicionais. O modelo da montadora alemã tem um visual que se assemelha aos cupês, enquanto o italiano está mais para uma carroceria hatch. O Nivus carrega a linguagem visual da marca, com linhas que dão uma sensação maior de largura, mas sem muitos vincos marcados. Por outro lado, o Pulse aparenta ser mais agressivo, principalmente na dianteira, onde os faróis maiores e o abrigo das luzes auxiliares são mais marcantes.

A estética é algo muito individual de cada pessoa. Aqueles que querem um carro mais estiloso vão instintivamente para o Nivus, já os que desejam um SUV com porte mais altinho e parrudo não vão desviar os olhares do Pulse.

 

Dimensões

O Fiat Pulse só é mais alto, mas o Volkswagen Nivus é mais avantajado em todo o resto. São 167 mm de diferença só no comprimento, o que contribuiu também para um porta-malas maior.

Enquanto o Pulse tem apenas 370 litros de porta-malas (medidos em litros de água), o Nivus tem 415 litros. Não é um dos maiores da categoria, mas pelo menos está mais de acordo com o porta-malas de um SUV.

 

Interior

Esse pode ser um dos pontos que sempre é criticado na montadora alemã. Não que tenha peças de qualidade baixa, a questão é que o SUV é espartano, com linhas simples e com uso de plásticos rígidos, semelhante ao do Polo.

Por outro lado, o Fiat Pulse pega algo que já é bom no Argo, e acrescenta elementos mais bem acabados. Na prática, consegue se diferenciar bastante do outro modelo da montadora.

 

Motor

O Fiat Pulse versão topo de linha, a Impetus, adota o motor 1.0 200 Turbo. O mesmo possui potência de 125 cv com gasolina e 130 cv com o etanol. O torque é de 200 Nm em ambos os combustíveis. A transmissão é tipo CVT de sete marchas.

O Volkswagen Nivus também tem motor 1.0, só que 200 TSI Turboflex. A potência é um pouco menor no comparativo com o Fiat. São 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina. Sobre o torque, o modelo entrega 20,4 kgf,m em ambos os casos. Sobre a transmissão, o modelo possui transmissão automática com conversor de torque. Vale ressaltar, que ambos os modelos valorizam uma condução mais esportiva e possuem aletas atrás do volante para a troca de marchas manual.

 

Desempenho

No comparativo de desempenho, amos ficaram muito parelhos. Os dois modelos são equipados por motores 1.0 turbo e têm performances bem parecidas.

No entanto, o SUV da Fiat é um pouco mais potente, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos com etanol. Já Nivus precisa de 10 segundos com etanol ou 10,5 segundos se estiver abastecido com gasolina.

No volante é possível perceber que a proposta dos dois modelos é bem parecida. Ambos foram felizes no casamento do motor e caixa de câmbio. A direção é leve, mas sem passar insegurança, o que deixa a condução muito agradável.

Os dois SUVs são bons nas retomadas e aceleração, atendendo com agilidade cada comando do motorista. Porém, o Pulse passa sensação de mais “invocado”, pois entrega o torque total já em 1.700 rpm, que é uma rotação baixíssima.

Ambos possuem apenas tração dianteira. Porém, diferenciam-se pelo câmbio. O Nivus é sempre automático de 6 marchas, enquanto o Pulse traz uma transmissão CVT, de relações continuamente variáveis, com simulação de 7 velocidades. Entre os dois, apenas o Fiat conta com opção de câmbio manual para a versão mais barata, equipada com o motor 1.3 Firefly aspirado.

 

Equipamentos

Os dois veículos entregam aos interessados importantes itens de série como ar-condicionado digital automático, central multimídia, painel de controle digital de 10,25” no Nivus e de 7” no Pulse, volante multifuncional e com regulagem de altura e profundidade, bancos em couro, rodas de 17” e conjunto óptico em Led.

Além disso, os modelos entregam assistentes de condução, como frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade, assistentes de partida, etc.

A versão mais completa do Volkswagen Nivus, a Highline, tem entre os principais itens de série equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, chave presencial, 6 airbags, ar-condicionado automático, carregador de celular sem fio, câmera de ré, controle de estabilidade, faróis de LED, rodas de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro, painel de instrumentos digital e multimídia com tela de 10 polegadas.

Já o Fiat Pulse Impetus, as diferenças ficam por conta da adição de tela da central multimídia, com 10,1″, partida remota, alerta de saída de faixa e comutador automático de farol alto. No entanto, fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo, presente no rival.

 

Valores

A ofensiva de lançamento do Fiat Pulse foi bem recebida pelo público. O modelo tem preços inicial de R$ 79.990. Já a versão do comparativo, a topo de linha, tem preço de R$ 115.990. Se integrarmos ao modelo o pacote Fiat Connect Me, o carro tem preço final de R$ 118.640.

Já o VW Nivus, possui preço de R$ 121.890 na versão topo de linha, a Highline.

 

Afinal, qual o melhor?

Os modelos são parecidos nos itens que entregam, conjunto mecânico e itens tecnológicos. No entanto, o Fiat Pulse chega com um preço mais em conta, possui potência e desempenho maior. Já o VW Nivus conta uma capacidade volumétrica do porta-malas maior e alguns itens que o Pulse não tem.

Dessa forma vai depender muito do que você está procurando. Um carro de alto desempenho e um preço menor, a sua escolha fica mais tendenciosa ao Pulse. Já se está na busca de um carro maior com alguns itens específicos, sua escolha fica mais para o lado do Nivus.

Independente de qual for sua escolha, a Disal consórcio pode te ajudar na conquista!

simule agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio