O que é uma Administradora de Consórcio?

0 Comentários

O que é uma Administradora de Consórcio?



Você já parou para pensar o que uma Administradora de Consórcio faz? Uma coisa eu te garanto, talvez seja um dos principais pontos desse modelo de compra!

 

Consórcio é a reunião de pessoas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados. Com a finalidade de propiciar aos integrantes, aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.

Essa modalidade é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). O grande objetivo da administradora é garantir que os seus participantes adquiram os seus bens e conquistem os sonhos almejados.

A adesão se dá mediante assinatura de contrato de participação. Nesse contrato, devem estar previstos os direitos e os deveres das partes, tais como a descrição do bem a que o contrato está referenciado e seu respectivo preço. No contrato ainda deve haver todas e quaisquer condições.

A administradora de consórcio é a pessoa jurídica que vai prestar os serviços focado na administração dos grupos. Escolher a melhor administradora de consórcio entre as várias opções disponíveis no mercado é fundamental para não correr riscos.

administradora-consórcio

 

O que faz uma Administradora de Consórcio?

O papel da administradora, é garantir a saúde do grupo. Seu trabalho começa antes mesmo da formação do grupo, com a definição de características e análise da viabilidade econômica e financeira, considerando prazo, número de cotistas, valores dos créditos, critérios para atualização do crédito, número e frequência de contemplações por sorteio e lance, dentre outros fatores que intervêm na evolução do grupo.

Determina as normas de funcionamento que são estabelecidas no contrato. Elaborado por ela e disponibilizado para todos os consorciados.

Tem a responsabilidade de cuidar da aplicação financeira dos valores recebidos, realiza vendas das cotas, realiza assembleias gerais, mantém comunicação com os participantes, trata dos inadimplentes, tudo isso e muito mais. Cuida de tudo o que é necessário para o funcionamento do grupo.

Após a realização da última Assembleia do grupo, tem até 60 dias para encaminhar aos consorciados ativos informações referentes às sobras do fundo comum e do fundo de reserva que serão rateados entre eles. Ela também faz a distribuição de créditos não utilizados, bem como a devolução de valores aos consorciados que deixaram o grupo e não foram sorteados até a última Assembleia.

E não para depois que o grupo se encerra. Segue gerindo recursos não procurados e valores pagos em atraso, e administrando possíveis ações judiciais contra inadimplentes mesmo após o encerramento do grupo.

Está subordinada à fiscalização e à regulamentação pelo Banco Central. Ela deve cumprir todas as exigências da legislação e dos normativos, como realização de auditorias independentes, envio de balancetes e balanços do grupo e da administradora, e publicação semestral das demonstrações financeiras.

 

Como escolher a Administradora ideal?

Antes de fechar um negócio, é imprescindível buscar o máximo de informações confiáveis sobre as empresas da área.

Para tanto, o ideal é considerar aspectos como histórico da companhia, tempo de fundação, canais de atendimento que ela disponibiliza, número de consorciados ativos, entre outros.

A Disal Consórcio está há mais de 30 anos no mercado e mais de meio milhão de clientes já foram contemplados em todo Brasil.

Em 2017, alcançamos o 3º lugar em vendas, segundo dados do Banco Central do Brasil. E nossa meta é estar cada vez mais próximos das suas conquistas. Por isso, ampliamos nossos serviços, focados em oferecer o melhor em Consórcio de veículos para a satisfação de nossos clientes.

Expandimos nosso portfólio para todas as marcas de veículos para proporcionar cada vez mais conquistas, dando aos atuais e novos consorciados mais poder de escolha atrelado à certeza de uma gestão eficiente.

Hoje somos líder entre as Administradoras de Consórcio de todo Brasil.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui,

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Comece a planejar hoje mesmo a conquista do seu carro ou moto.

simule agora

Assine nossa Newsletter Saiba mais sobre consórcio