Disal Consórcio

Menu

É possível gastar menos combustível caso o seu ar-condicionado seja usado de maneira correta.

 

Ter um carro com ar-condicionado, hoje em dia, não é mais considerado um acessório extra, mas sim algo essencial para muitas pessoas.

O sistema é alimentado pelo combustível do carro, dessa forma pode aumentar de maneira drástica o consumo. Sabemos também que, pode interferir em até 20% o consumo do motor, segundo especialistas. Para que isso não aconteça, você deve saber o momento certo e a maneira correta de uso.

ar-condicionado-carro

 

Como usar o ar-condicionado do jeito certo?

1 – Frequência

O ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, para que ele se mantenha em boa forma.

Sistemas que ficam muito tempo desligados, tendem a perder o gás refrigerante, fato que acontece em muitos carros usados já com vários anos de idade.

Mas é bom lembrar que às vezes apenas fazer a recarga do gás pode não ser suficiente para o ar funcionar corretamente.

2 – Dias quentes

O carro exposto por muito tempo sob o sol e fechado, sempre fica bem quente. Para isso. existe uma forma de gastar menos combustível e conseguir resfriar o carro:

–   Abra bem as portas e os vidros do carro. Espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos.
–   Ligue o ar-condicionado (pode ser no máximo), e direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior.
   Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora, aí sim pode diminuir o ar e fechar os vidros.

3 – Dias frios

Condicionar o ar não significa que tenha que ser no frio. Em dias gelados, por exemplo, pode ser condicionado a ficar quente.

Além disso, quando a temperatura do lado de fora é menor que a de dentro os vidros tendem a embaçar, nessa situação, o ar-condicionado pode ser usado para desembaçá-los rapidamente.

4 – Na estrada

Especialistas dizem que, até 60 km/h é mais econômico deixar os vidros abertos. A partir de 70 km/h, porém, o arrasto aerodinâmico gerado pelos vidros abaixados aumenta mais o consumo de gasolina do que o ar-condicionado ligado.

5 – Recirculador interno

Esse sistema impede o ar de fora de entrar dentro do carro. Ligamos quando passamos por lugares com cheiros ruins, também quando estamos atrás de um caminhão que solta muita fumaça ou em estrada de terra.

Precisamos frisar que deixar esse sistema sempre ligado não é bom. Isso porque o ar interno começa a ficar viciado e com pouco oxigênio, além do fato de consumir mais combustível. Portanto, use essa opção só quando for necessário.

6 – Manutenção

De acordo com o manual do proprietário de cada automóvel, você deve fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado, para manter o sistema bem cuidado.

Se for o caso de optar por uma empresa especializada, procure sempre verificar as mangueiras, a pressão do gás e ainda o filtro de partículas. Uma manutenção bem-feita significa que o ar-condicionado funciona em sua melhor condição e, consequentemente, gasta menos combustível.

 

A Disal te ajuda!

Agora que você já sabe essas dicas sobre a funcionalidade do ar-condicionado, que tal adquirir o seu veículo?

A Disal Consórcio vai te ajudar nessa conquista.

Acesse nosso site e faça uma simulação, temos uma variedade de marcas e modelos esperando por você!

simule agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio