Disal Consórcio

Menu

Fique por dentro do seu consórcio e descubra o significado dos termos!

 

Você sabe o que significa: Fundo Comum? Percentual de Amortização? Substituição de Garantia?

Se não conhece esses termos, é um sinal de que precisa entender melhor o seu consórcio.

Confira abaixo alguns termos importantes para você entender o seu consórcio:

  • Assembleia

Reunião entre participantes de um Grupo de Consórcio. As assembleias ordinárias mensalmente promovem a distribuição de créditos aos Consorciados, contemplados por sorteio ou lance, em função das disponibilidades de caixa. As assembleias extraordinárias são convocadas esporadicamente para decidirem sobre imprevistos.

  • Consorciado

É uma pessoa física ou jurídica que integra o grupo de consórcio como titular de cota numericamente identificada, que assume a obrigação de contribuir mensalmente, para atingir integralmente os objetivos de todos os participantes do grupo de consórcio.

  • Contemplação

A contemplação é a atribuição do direito de utilizar crédito ao membro de grupo de consórcio e está condicionada a existência de recursos suficientes no Grupo. A contemplação será feita exclusivamente mediante Sorteios e Lances, podendo a contemplação por lance ocorrer somente após a contemplação por sorteio ou se esta não for realizada por insuficiência de recursos no grupo de consórcio.

  • Parcela Mensal

Corresponde à somatória das parcelas recolhidas aos Fundos Comum e de Reserva (se contratado), Taxa de Administração, Seguro de Vida em Grupo e eventual diferença de outra(s) contribuição(ões) mensal(is).

  • Fundo Comum

O Consorciado recolhe mensalmente, ao grupo de consórcio do qual participa, a importância destinada à constituição de um Fundo Comum. Os recursos desse fundo destinam-se à aquisição de bens ou conjunto de bens a serem entregues aos Consorciados no prazo de duração do Grupo.

  • Percentual de Amortização

O “percentual de amortização mensal” do Consorciado corresponderá à soma dos percentuais devidos ao título de Fundo Comum, Taxa de Administração e Fundo de Reserva, este último se contratado, dividido pelo número de meses de participação do CONSORCIADO no GRU.

  • Substituição de Garantia

O Consorciado contemplado poderá substituir o bem em garantia prestada ao Grupo de Consórcio mediante prévia autorização da Administradora e tendo cumpridas as exigências do Regulamento de Consórcio.

Não encontrou o termo que tem dúvida? Acesse aqui e confira todo o glossário da Disal Consórcios!

O Sistema de Consórcio de Carros é a modalidade mais inteligente para o autofinanciamento de automóveis, uma vez que não há cobrança de juros nas parcelas. Faça já a sua simulação!

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio