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Se está começando a dirigir agora ou só dirigiu carros automáticos, vamos passar algumas dicas para não temer a transmissão manual.

 

Nos dias de hoje, muitas pessoas já escolhem carros com transmissão automática de primeira. Isso pode se tornar um erro, pois a falta de prática com o manual pode levar ao medo e dificuldade.

Aprender os conceitos básicos da troca de marcha é relativamente simples para qualquer um. É preciso se acostumar com a embreagem, com o câmbio e praticar bastante nas mais diversas situações. O único modo de realmente aprender a dirigir um carro manual é praticando!

Para você que acabou de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou ainda tem receio de dirigir um carro manual, separamos algumas dicas que vão te ajudar.

carro manual

 

1 – Pratique em locais calmos

Evite praticar em horários que o movimento nas vias são muito grandes. De preferência para os locais de pouco movimento, e terrenos planos.

Após perder esse medo inicial, comece uma transição gradativa. Pratique em horários variados e mudar os locais para ter novos desafios.

2 – Conheça os pedais

Cuidado com os pedais. Essa é uma dica básica para quem já está acostumado, mas no início tome muito cuidado pra não se confundir entre eles.

Como você deve ter aprendido na autoescola, o veículo com câmbio manual possui três pedais, sendo cada um deles com uma função distinta. Da esquerda para a direita: embreagem, freio e acelerador.

Antes de sair com o veículo, treine a posição de cada pé para que, aos poucos, você memorize os movimentos e se torne algo automático.

3 – Ajuste o banco e os retrovisores

Busque sempre ajustar o assento do motorista para ele ficar confortável e possibilite pisar nos pedais sem esforço.

O mais importante é sempre alcançar a embreagem com o pé esquerdo, para poder pisar até o final de seu curso. Isso vai facilitar a troca de marchas quando estiver guiando o carro.

Para os retrovisores, a regra básica para ajustar os espelhos é fazê-los cobrir a maior campo visual possível. O retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro. Já os externos devem pegar o mínimo possível a lateral do carro.

Com seu veículo ainda parado, veja se todas as posições estão corretas, e só depois disso pode dar a partida no carro.

4 – Câmbio em “ponto morto”

O nome “ponto morto”, é uma forma popular para quando definir quando o carro está no neutro. É a posição em que o câmbio não fica engatado em nenhuma das marchas. Coloque sempre a alavanca nessa posição antes de ligar o veículo.

Quando estiver em semáforos, engarrafamentos e estacionar, você também deve posicionar em ponto morto. Caso contrário, o carro pode se movimentar indevidamente ou o motor pode “morrer” – forma popular para definir quando o carro deliga de maneira brusca.

Lembre-se de sempre puxar o freio de mão, principalmente quando estiver em descida ou subida.

5 – Sequência de marchas

No câmbio sempre vai ter uma indicação dos engates, com os números das marchas. Você deve ter essa sequência memorizada em sua cabeça, pois com o veículo em movimento não deve em nenhuma circunstância olhar para o cambio antes de engatar uma marcha.

Essa prática se torna algo comum e simples com o tempo.

6 – Troca de marchas

É necessário ter bastante atenção à troca de marchas. Busque sempre manter as rotações do motor (com o acelerador) dentro da faixa especificada do seu veículo, evitando trocar as marchas muito cedo ou muito tarde, para não forçar demais o motor e a transmissão.

Com o tempo e a experiência no carro, o motorista se acostuma a “sentir o motor” e, pela audição, saberá o momento correto para cada troca de marchas.

No geral, em condições normais de trânsito, as marchas devem ser trocadas para cima quando o motor atinge a faixa entre 2.500 a 3.000, rpm.

7 – Cuidado com acelerador

Acelerar e frear é um hábito comum de todo motorista, porém você deve fazer isso de maneira consciente.

Se acostume a sempre acelerar o veículo de forma progressiva. Assim, além de evitar possíveis acidentes, você poupará combustível.

8 – Ande sempre com o carro engatado

Muitos motoristas ainda têm costume de andar com o carro em ponto morto (desengato), especialmente em descidas, com a intenção de supostamente economizar combustível. Não faça isso, pois seu tempo de reação para uma eventual manobra, curva ou desvio será prejudicado.

Além disso, o tempo de retomada ou frenagem do veículo será bem mais lento.

Nos automóveis modernos, com sistema de injeção eletrônica de combustível, rodar em ponto morto não produz economia de combustível, tornando esse argumento falho!

9 – Cautela e cuidados no trânsito

Respeitar as normas de trânsito faz com o que o flua melhor para todos os condutores e passageiros, trazendo mais segurança para todos.

Dessa forma, respeite as sinalizações da via, fique atento aos radares, nunca ultrapasse os limites e não seja imprudente.

Quando estamos conduzindo um veículo, precisamos pensar na nossa vida e dos outros motoristas!

10 – Relaxa e não fique tenso

Em muitos casos só de pensar em dirigir a pessoa fica preocupada com todo trajeto e tudo o que pode acontecer.

Cuidado é bom, mas evite ficar nervoso, isso só vai te atrapalhar!

Relaxe e curta o prazer que é dirigir, com o tempo e prática isso vai ser uma ação automática para você.

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