Disal Consórcio

Menu

Comprar um veículo rodado pode ser um bom negócio, mas é preciso de atenção. Principalmente na quilometragem!

 

Muitas vezes, quem deseja ter um veículo por um preço melhor, os seminovos são uma alternativa. Isso porque é possível encontrar veículos em bom estado de conservação, mas é preciso se atentar aos detalhes que fazem a diferença, como quilometragem.

Conhecer esse número é fundamental para fazer um bom negócio. Ao buscar uma loja de veículos você encontrará uma variedade de modelos. Quando menos rodado é o carro, melhor é para o comprador. Com o acúmulo na quilometragem, ocorre o surgimento de problemas na manutenção devido ao desgaste causado pelo frequente uso.

Vale lembrar que provavelmente você não ficará com o veículo para sempre. Então, é necessário se planejar para, no futuro, fazer uma boa venda.

quilometragem

 

Mas afinal, qual a quilometragem ideal?

Quando opta por comprar um seminovo, dificilmente encontrará um carro com menos de 10 mil quilômetros rodados. Dessa forma, deve olhar carros que tenham rodado entre 10 mil e 60 mil quilômetros.

Porém, não significa que todo veículo que ultrapassaram 60 mil quilômetros seja uma escolha ruim. Fato é, carros com essa quilometragem ou mais já rodaram o suficiente para causar deterioração de itens elementares para o pleno funcionamento do automóvel.

 

Como assegurar de que o carro é um bom negócio?

As condições de rodagem do carro influenciam muito. Se o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento, os componentes estão bem lubrificados e se a manutenção foi feita de forma correta.

Muitas pessoas usam o carro no dia a dia e andam poucos quilômetros. Essa distância curta não permite o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, impedindo que o óleo alcance a viscosidade adequada e fazendo com que o conjunto precise de “mais força” para mover as peças. Os principais componentes que sofrem com esse desgaste são a caixa de câmbio e o próprio motor.

Por outro lado, carros que percorrem longas distâncias em estradas bem pavimentadas costumam atingir a condição ideal de operação do motor, que é de rotação constante. Assim, o carro pode acumular alta quilometragem, mas esses elementos não desgastam tanto.

É preciso se atentar na quilometragem ideal, e em relação às informações do veículo. Para isso é preciso fazer a verificação dos documentos do carro para atestar que todos os dados batem com as informações.

 

Como conferir a quilometragem?

Infelizmente, não é incomum fraudar o hodômetro do carro para conseguir um preço melhor. Por isso, é importante observar alguns fatores para se certificar que a quilometragem está correta.

1 – Confira a documentação

Verifique o manual de revisões e confira se as datas estão corretas, se faltam páginas ou se existem rasuras. Compare as quilometragens anotadas nos registros das manutenções para detectar alguma possível irregularidade. Por fim, tenha atenção ao ano de fabricação do veículo e das peças. Além disso, pode checar as quilometragens registradas quanto às trocas de óleo.

2 – Avalie o painel

Confira se o visor eletrônico (se houver) está com os números desalinhados, o que pode ser um indicativo de fraude, e veja se há indícios de que o painel já foi removido. Eles também não devem apresentar lacunas ou balançar depois de leves batidas.

Existe a possibilidade de o painel ser removido por outro motivo, mas é bom prestar atenção.

3 – Atenção ao desgaste

Verifique se as peças do carro estão muito desgastadas, principalmente os pedais. Dependendo do estado de conservação desses componentes, é possível ter uma ideia da verdadeira quilometragem.

Além disso, os bancos também são indicativos de uso. Embora a forma de dirigir ou o peso do condutor alterem o desgaste, é importante reforçar que carros com menos de 50.000km rodados apresentam pouca deterioração.

4 – Consumo dos pneus

O pneu dura cerca de 5 anos, ou de 40 mil a 60 mil quilômetros. Se o carro que você pretende comprar marca 30 mil quilômetros rodados, mas os pneus estão novos, desconfie. Veja se todos apresentam o mesmo estado de conservação.

Para saber se é o primeiro jogo, verifique se a data do pneu é a mesma de fabricação do carro.

5 – Leve para avaliação

Caso tenha ficado na dúvida ou suspeitado de algo, leve o veículo até uma especializada nesse tipo de avaliação antes de fechar negócio. Com equipamentos, é possível identificar se a quilometragem está correta.

Caso o proprietário não permita, é melhor procurar outro para comprar.

6 – Veículos segurados

Procure sempre comprar carros que tenham seguro veicular. Isso porque a seguradora sempre registra a verdadeira quilometragem do carro ao fazer uma vistoria. Assim, você pode entrar em contato com a empresa e solicitar a checagem dos dados.

Pequenas variações são normais. Mas caso a quilometragem mostrada seja muito inferior, o carro foi adulterado.

7 – Caso seja comprovada fraude no hodômetro

A prática é crime e gera processo na esfera civil. Prevê pena de um a cinco anos de reclusão e pagamento de multa, além da possibilidade de ressarcimento dos danos causados e moral.

 

Planeje a compra do seu carro!

Agora você já sabe qual a quilometragem boa para um seminovo. Falta pouco para fazer sua compra tranquilamente, basta selecionar modelo que atenda às suas necessidades. Além de, se atentar em outros aspectos que vão além da quilometragem.

Você já conhece o sistema de consórcio?

Comparado com outras modalidades de crédito, o consórcio possui as parcelas mais baratas, sem juros e entrada.

Trata-se de um grupo de pessoas que se unem com um objetivo em comum, como comprar um bem. Para facilitar o entendimento, consórcio é um tipo de compra coletiva em que vários interessados se unem com o objetivo de adquirir um bem, como um carro ou moto.

Todos os participantes pagam parcelas mensais e, todos os meses, um ou mais deles são contemplados e tem acesso à carta de crédito por meio de um sorteio ou de lance.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio