Disal Consórcio

Menu

Hoje o consórcio é muito popular, mas será que foi fácil no início?

 

O consórcio foi criado pensando em planejamento a longo prazo. Na verdade, trata-se da melhor maneira de investir em um bem de alto valor de forma parcelada. Modalidade flexível, em que você seleciona o valor das mensalidades, quantidade de parcelas, etc.

Funciona como um autofinanciamento, você escolhe o bem que deseja adquirir e começa a investir nele aos poucos. Você entra em um grupo e, junto a outros consorciados, começa a pagar pela compra do que deseja. Não sai com o bem na hora, precisa ser contemplado por sorteio ou ofertar um lance durante as assembleias.

Diferentemente do financiamento, pelo consórcio não há cobrança de entrada, nem juros. Além disso, não existe a burocracia de ter que comprovar todo seu histórico para iniciar o processo.

 

História do consórcio

Entre 1950 e 1960, o Brasil viveu um momento de transição econômica importante. Com a entrada do mercado de automóveis, muitas estradas e avenidas passaram a ser construídas.

Naquela época, o acesso ao crédito era muito difícil. Enquanto os bancos tentavam encontrar maneiras de facilitar a compra dos novos modelos, dois funcionários do Banco do Brasil tiveram uma ideia para ajudar nessa compra.

Em 1961, Luiz Henrique Horta e João Francisco Costa Meirelles tiveram a ideia de reunir um grupo de pessoas interessadas na compra. De início, só trabalhavam com um modelo, o popular Fusca, da Volkswagen. Os sorteios eram realizados em um bloco próximo de locais em que circulavam deputados e senadores.

Ao perceber que o modelo funcionava, diversos servidores da Câmara, do Senado, do Banco Central e de órgãos públicos começaram a se interessar por uma modalidade que ficou conhecida como consórcio.

Devido ao sucesso, os bancos passaram a incorporá-lo como produto financeiro. As administradoras independentes também surgiram, como forma de facilitar na compra.

Como se tratava de uma modalidade bastante promissora, surgiu a necessidade de se ter um órgão regulador. Foi então que, em 1967, surgiu a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) e, anos depois, foi fundada a APACESP (Associação Profissional dos Administradores de Consórcios no Estado de São Paulo), que deu origem ao atual SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio). Isso permitiu mais segurança e ordem em um sistema que, logo, passou a atingir milhares de pessoas em diversos estados.

sistema-consórcio

 

Regulação do consórcio

Devido ao crescimento, no começo dos anos 1970 surgiu a primeira lei para organizar o funcionamento, por meio da Receita Federal. Nessa época, o ministro da Fazenda era o responsável por tudo relacionado à categoria.

Foi por meio dela que outros produtos passaram a ser incorporados pelo consórcio, como moto e eletrodomésticos. Impulsionando impulso ao setor industrial, que estava crescendo no país.
Porém, a determinação que realmente passou a regular o consórcio foi feita em 1991, com a lei nº 8.177, quando o Banco Central passou a ser o responsável pela sua regulamentação.

Além de facilitar para que mais administradoras pudessem variar seu portfólio. As pessoas também passaram a investir na casa própria por meio do consórcio.

Foi em 2008, porém, que o sistema de consórcio finalmente atingiu maturidade com a implementação da lei de consórcio, nº 11.795, que garantiu a segurança tanto das pessoas que começaram a investir na modalidade, como ao próprio sistema, que ganhou mais confiança dos clientes e dos órgãos públicos.

É por isso que, antes de escolher qual consórcio fazer, é preciso visitar o site do Banco Central, que traz uma lista de todas as administradoras reguladas. Elas precisam seguir uma série de critérios para operar.

 

Importância do consórcio na sociedade

O consórcio de automóveis ajudou a criar solidez para a modalidade, que hoje  possui um portfólio bem mais variado.

Com a carta de crédito, você tem poder de compra à vista . Embora o consorciado não tenha o valor depositado em conta, pode negociar diretamente com o proprietário para a compra do bem. É possível utilizar parte do valor para pagar por documentação e demais burocracias.

 

Você conhece a Disal Consórcio?

A Disal Consórcio nasceu na década de 1980, em uma iniciativa da rede de concessionários da Volkswagen para abrir um novo e diferenciado canal de vendas. Três décadas depois, oferece uma carteira com mais de 200 bens de diversas montadoras. Mas para chegar até aqui, a trajetória foi longa!

Tudo começou lá em 1988, e já em 1993 a Disal Administradora de Consórcios foi elevada à categoria máxima permitida pelo Banco Central, passando a operar 20 mil cotas. Em 1995, foi reconhecida como a quarta maior administradora do país no segmento.

Mas esse crescimento não fez a Disal esquecer o mais importante, ter colaboradores felizes e capazes de atender bem os consorciados. Foi por isso que a administradora foi eleita pelo Guia Exame-Você S/A uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e uma das 50 melhores empresas para as mulheres.

Com essa receita de sucesso, chegou à marca de 150 mil consorciados contemplados no ano de 2007, e a 250 mil em 2011, com uma taxa de satisfação dos clientes de 86%, um grande feito. Em 2013, celebrou 25 anos em grande fase, 300 mil veículos entregues e a conquista do primeiro lugar como administradora de consórcios independente, segundo ranking do Banco Central.

Hoje, a Disal está consolidada como um dos maiores consórcios do país, com mais de 450 mil bens entregues. Para atender aos 200 mil consorciados e mais de 300 concessionárias associadas.

 

Faça sua simulação

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

simule_agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio