Disal Consórcio

Menu

A história do Fusca é longa, começando antes da Segunda Guerra Mundial, sem ninguém imaginar que ele se tornaria uma paixão mundial.

Seu design arredondado inconfundível e o motor boxer é quase um patrimônio na cultura brasileira. O “Fusca”, como é conhecido no Brasil, possui inúmeros nomes pelo mundo todo. Seus criadores, os alemães, o conhecem como “Käfer”, norte-americanos de “Beetle”, portugueses de “Carocha” e os mexicanos de “Vocho”.

Volkswagen Fusca
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca

O modelo da Volkswagen foi o mais produzido da história por anos, com mais de 21 milhões de unidades produzidas em 65 anos de marcado. O modelo trouxe inúmeros modelos derivado da tecnologia. Os mais conhecidos em solo nacional são, Karmann Ghia, Variant e Kombi. O modelo trouxe tanto sucesso que deu início a outras marcas do Grupo Volkswagen, como os carros da linha Porsche.

Lançado como o “Carro do Povo”

A origem do Fusca é um tanto quanto polemica. O projeto do carrinho começou nos anos 1930, durante o regime hitlerista. Hitler estava fazendo de tudo para levar a Alemanha a um nível de modernidade das grandes potências mundiais. A introdução do rádio foi uma delas, com o nome de “Volksempgänger”, em tradução “Receptor do Povo”.

Volkswagen Fusca
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca

O mesmo aconteceu com a geladeira, recebendo o nome de “Refrigerador do Povo”, ou “Volkskühlschrank”. O regime nazista trouxe muitas tecnologias, sempre rebatizando seus nomes para outros que enfatizassem seu discurso político. Assim nasceu o “Carro do Povo”, ou “Volkswagen” (nome original do Fusca), que futuramente também batizaria a marca alemã.

O país ainda era uma sociedade pouco motorizada, com veículos utilizados apenas pela burguesia alemã. Por isso, o projeto encomendado ao projetista Ferdinand Porsche, tinha a ideia de criar um carro acessível e que cumprisse algumas exigências um tanto quanto curiosas, como por exemplo, ter a capacidade de levar uma metralhadora montada em seu capô.

Volkswagen Fusca
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca

Para a concretização do seu projeto, Porsche solicitou ao regime nazista a construção de uma fábrica de última geração. Para seu projeto se concretizar, seria necessário diminuir os custos de produção, e o governo fundou uma cidade conhecida até os dias atuais com “Wolfsburg”, servindo como espaço para hospedar seus operários. E nela, foi construída a primeira fábrica da Volkswagen. Curiosidade: até hoje é onde fica sua sede.

Volkswagen Fusca
Imagem: Divulgação | Linha de produção do Volkswagen Fusca

Mesmo com seu baixo custo, o “Carro do Povo” inicialmente não atingiu seu propósito. A sociedade alemã estava acostumada com o uso das bicicletas e o automóvel era apenas um objeto de lazer, reservado à classe média e aos ricos. Suas primeiras unidades foram, em sua grande maioria, adquiridas pelas autoridades do alto escalão do regime hitlerista.

Volkswagen Fusca
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca

Chegada do Fusca no Brasil

O início das vendas do Fusca no Brasil foi só em 1950. O veículo chegava desmontado da Alemanha, e era montado pela Brasmotor (a Volkswagen ainda não havia se instalado no país). O modelo tinha o vidro traseiro dividido em dois.

Volkswagen Fusca 1950
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca 1950

Em 1953, o Fusca deixa de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assume a montagem do carro no Brasil. O modelo já possuía janela traseira única, oval.

No início de 1959, a produção do Volkswagen Fusca passou a ser no Brasil, fabricado com peças nacionais em São Paulo. Sem muitos fornecedores de peças, a Volkswagen sofreu para atingir o grau de nacionalização de 54% previsto em Lei.

Em 1965 foi o lançado o modelo com teto-solar, mas o acessório foi rejeitado e muitos proprietários, mandaram fechar o teto. Também tiveram alteração suas lanternas e a luz de placa.

Volkswagen Fusca 1965
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca 1965

Já em 1967, o Fusca adotou um motor de 1300cc. Seu vidro traseiro ficou maior e o acionamento da seta foi para a coluna de direção. E seu sistema elétrico foi atualizado de 6 volts para 12V.

Em 1970 o modelo teve mudanças na tampa do motor, tampa do porta-malas e para-choques, além de um novo motor 1500cc de 52cv.

Volkswagen Fusca 1970
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca 1970

O Fusca 1600-S chegou em 1975 com carburação dupla e 65cv, volante de direção esportiva de três raios, rodas aro 14 e painel com marcador de temperatura e relógio.

Em 1984 a Volkswagen passou a equipá-lo somente com o novo motor 1600, além dos freios a disco na dianteira, aumentando a eficiência. A lanterna “Fafá” passou a ser padrão em todos os modelos.

Volkswagen Fusca 1984
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca 1984

Hora de dizer adeus?

No ano de 1986 a Volkswagen anuncia o fim da produção do Fusca, mesmo sendo o segundo carro mais vendido daquele ano, atrás apenas do Chevrolet Monza.

A Volkswagen volta a produção do modelo em 1993. O carro vendeu bem, mas longe da meta esperada pela montadora. Em 1996, a empresa encerrou novamente a produção, com uma série especial a “Série Ouro”.

Volkswagen Fusca 1996 Série Ouro
Imagem: Divulgação | Volkswagen Fusca 1996 Série Ouro

Com o fim da produção no Brasil em 1996, o modelo só seria produzido no México, até 2003.

Nesse período, foram produzidos no Brasil cerca de 42.000 Fuscas.

O legado do Fusca

Apesar da origem polemica, o Fusca se tornou o oposto do que o regime hitlerista impunha, sendo um sucesso comercial em países democráticos e que respeitam os Direitos Humanos. Diante disso, o pequeno veículo de formato arredondado teve um papel importante para o acesso ao mundo automotivo em economias emergentes e para a democratização do acesso à mobilidade por quatro rodas.

Encontro de Fusca em Bauru
Imagem: Divulgação | Encontro de Fusca em Bauru

A própria Volkswagen se transformou em uma marca de prestígio no Brasil, estando por aqui há mais de 60 anos. Assim como nossas próprias histórias, o Fusca teve seus altos e baixos e deu muitos motivos para se tornar o carro mais amado pelos brasileiros.

Você que é apaixonado por veículos e ainda não conquistou o seu. A Disal consorcio te ajuda!

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu carro ou moto, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe se prefere carro ou moto e o valor da sua parcela, ou seja, você decide tudo.

Não perca mais tempo e comece a planejar essa conquista!

simule_agora_2022

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio