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Por que a bateria do meu carro dá mais problema no frio?

Acordar em pleno inverno, ir até a garagem pronto para sair, dar a partida e… nada. Provavelmente você já passou por isso, ou conhece alguém que teve problemas recentemente com a bateria do veículo em dias mais frios.

O frio prejudica a bateria do carro?

Isso não é coincidência. os carros ficam com mais dificuldade de ligar devido ao motor sofrer com as temperaturas baixas. Para facilitar o entendimento sobre esse assunto, vamos lembrar alguns conceitos da física.

Por que o frio gera um esforço maior para o motor e baterias?

O frio prejudica a bateria do carro?

Quanto mais baixa for a temperatura, maior é a dificuldade do combustível se vaporizar no cilindro. Além dos óleos lubrificantes ficarem mais grossos e viscosos, gerando um maior esforço do motor de arranque do veículo necessitando de mais energia vindo da bateria.

Todos os motores possuem uma maior dificuldade de pegar no frio. Em climas assim, é necessário dar a partida mais de uma vez ou até mesmo segurar a chave de ignição por mais tempo. E isso acaba consumindo mais energia da bateria.

O frio prejudica a bateria do carro?

Se sua bateria estiver com um tempo de uso maior que o recomendado ou mais desgastada por outros motivos, essa “forçadinha” na hora de fazer o motor pegar, pode ser o que faltava para fazê-la pifar de vez.

Outro ponto importante, está ligado diretamente ao funcionamento da bateria. A bateria fornece energia ao veículo a partir de uma reação química. Assim como acontece com o combustível, essas reações químicas, ficam mais difíceis de acontecer com a temperatura baixa.

Como evitar ficar sem bateria no frio?

O frio prejudica a bateria do carro?

Uma dica valiosa para os dias de baixas temperaturas, opte por abastecer seu veículo com gasolina do que com etanol nesses períodos. O combustível derivado da cana-de-açúcar tem mais dificuldade de atingir à temperatura de combustão do que a gasolina.

Com a gasolina o carro acaba ligando com mais facilidade e consumindo menos a bateria no momento da ignição. Mas se o seu veículo não tiver a opção ou se preferir o etanol, fique sempre atento ao famoso “tanquinho” de partida a frio (caso o seu veículo possuir). A gasolina acumulada no reservatório facilita a partida e poupa um esforço maior para a bateria.

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Reforçamos que não é recomendado deixar o carro desligado durante longos períodos, principalmente se for um carro com mais tempo de uso.

Qual o tempo de uso de uma bateria?

O frio prejudica a bateria do carro?

O motorista também deve se atentar ao tempo de uso de sua bateria. A vida útil de uma bateria varia entre 3 e 4 anos. Caso seu veículo ficar muito tempo parado, é recomendado dar uma carga entre 4 e 6 semanas.

No entanto, para os condutores que passam bastante tempo na estrada, a energia do alternador costuma recarregar de 15 a 20 km, mesmo na época de frio.

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