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A eliminação do carburador, ajudou a transformar o Gol GTi em um dos esportivos mais desejados dos anos 80. Mas não foi só isso que tornou o modelo uma lenda no país.

Gol GTi
Imagem: Divulgação | Gol GTi

 

O Gol GTi foi o primeiro modelo equipado com injeção eletrônica na indústria brasileira. O carismático modelo quadradinho renunciou o carburador para representar a virada de geração dos esportivos nacionais, marcada pelo fim dos esportivos V8.

Estrela do Salão do Automóvel de 1988, teve o início de sua história em 1984, quando a Volkswagen apresentou o Gol GT. Uma versão esportiva com um novo motor de 1,8l refrigerado a água e potência de 99cv. O modelo chegava de 0 a 100 km/h em 11,7s, atingindo uma velocidade máxima de 168,87 km/h.

Gol GTi
Imagem: Divulgação | Gol GTi

 

Três mais tarde, em 1987, o GT foi substituído pela linha GTS, mantendo o Gol no posto de veículo mais rápido do país. O gol GTS era o único que atingia a incrível marca de 0 a 100km/h em menos de 11s, desempenho graças ao seu comando de válvulas 049G. Sua potência continuava em 99cv em suas especificações, mas especialistas acreditam que possa ter subido para 105 e 110cv.

Mas os holofotes da primeira geração do Gol ficaram todos para o Gol GTi, ao ganhar a injeção eletrônica Bosch LE-Jetronic. Seu sistema contava com dois processadores, onde controlava a alimentação e o sistema de ignição, variando com as condições atmosféricas e do comando do acelerador.

Anúncio publicado pela Volkswagen sobre as características do Gol GTi.
Anúncio publicado pela Volkswagen sobre as características do Gol GTi.

 

O modelo foi o primeiro carro nacional que dispensou o afogador. Com partidas a frio imediatas, não havia mais engasgos e hesitações presentes nos modelos com carburadores.

Seu motor de 2l entregava 18,35kgfm a 3.200rpm e dos 120cv a 5.600rpm de maneira linear e com economia de combustível, 8,5 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. O sensor de detonação da ignição obrigou o uso de um cabeçote com tuchos hidráulicos, tornando mais silencioso. Fazendo de 0 a 100km/h em 10,4s até 174,3km/h de máxima. O seu desempenho era contido por freios a disco dianteiros ventilados.

Gol GTi
Imagem: Divulgação | Gol GTi

 

O Gol GTi chegou com as mesmas rodas pingo d’água do GTS, com decoração exclusiva. Sua carroceria era na cor Azul Mônaco metálico com para-choques e apliques laterais na cor prata. O pacote das lanternas fumês, o aerofólio e a antena no teto, lançaram a moda que pegou em muitos modelos.

Gol GTi
Imagem: Divulgação | Gol GTi

 

Seu interior, mantinha o tradicional volante quatro bolas e manopla do câmbio revestidos de couro. Já os bancos receberam apoios de cabeça vazados e seu painel, iluminação vermelha. Seu velocímetro possuía escala de até 240 km/h. O Gol GTi possuía o melhor sistema de som que havia na época, o rádio toca-fitas Bosch Rio de Janeiro.

Gol GTi
Imagem: Divulgação | Gol GTi

 

O modelo ofuscou o brilho do, até então, seu maior rival, o Kadett GS, apresentado em 1989. O esportivo da Chevrolet só ganhou injeção eletrônica em 1992, assumindo o trono de veículo mais veloz do país. O Gol GTi manteve o posto de modelo nacional mais rápido.

Um novo design foi promovido em 1991, trazendo capô e faróis mais arredondados e as famosas rodas Acapulco e outras cores começaram a ser oferecidas. Em 1993 o Gol GTi recebeu rodas raiadas no estilo BBS.

Gol GTi
Imagem: Divulgação | Gol GTi

 

Ficha Técnica – Volkswagen Gol GTi 1989

Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 1.984 cm3, comando de válvulas no cabeçote, alimentação por injeção eletrônica
Potência: 120 cv a 5.600 rpm
Torque: 18,35 kgfm a 3.200 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Pneus: 185/60 HR 14
Dimensões: comprimento, 384,9 cm; largura, 160,1 cm; altura, 135,5 cm; entre-eixos, 235,8 cm; peso: 950 kg

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