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A linha GTI da Volkswagen continua sua jornada de adaptação aos tempos modernos, começando com a transição do câmbio manual no Golf GTI e avançando para a eletrificação, sem sacrificar seu charme.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI

Linha GTI nos carros elétricos

A montadora comprometeu-se a manter a sigla GTI em seus carros elétricos, e o primeiro representante dessa nova era é o conceito ID.GTI, apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Essa versão esportiva pertence à família de elétricos ID. e representa a mudança do “I” de injeção para “inteligência”.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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O ID.GTI é essencialmente uma versão esportiva do conceito ID.2All, que chamou a atenção por sua inspiração no Golf e pelo preço acessível de cerca de 25.000 euros, equivalente a R$ 132.800. Andreas Mindt, chefe de design do ID.2, revelou que já estava pensando no GTI durante o desenvolvimento do primeiro conceito. Além dos clássicos logotipos na grade, portas, rodas e porta-malas, o protótipo esportivo inclui saias laterais, um aerofólio traseiro, um difusor ampliado no para-choque traseiro e uma seção vazada na parte dianteira. A Volkswagen está comprometida em manter a essência GTI em seus elétricos.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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A Volkswagen cuidadosamente selecionou detalhes estéticos que evocam os GTI clássicos. Um exemplo é a cor preta dos difusores, uma homenagem ao primeiro Golf. As rodas de 20 polegadas têm inspiração nos Golf e Scirocco do passado.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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O interior do Volkswagen ID.GTI

No interior, embora as imagens sejam virtuais, exceto pelo banco esportivo, o restante assemelha-se aos modelos ID. já conhecidos. O volante, com os mesmos controles do ID.2All e ID.5, possui uma base achatada para refletir sua natureza esportiva.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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O para-brisa exibe informações como tempos de volta e um mapa de circuito, mas pode ser mais estético do que funcional, algo comum em conceitos. Espera-se ver recursos semelhantes na central multimídia ou em um head-up display acima do painel.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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Os assentos esportivos apresentam o novo tecido Jack-e, uma homenagem ao Golf GTI VI. Eles mantêm o padrão xadrez clássico e possuem um sensor de batimentos cardíacos no encosto, que pulsa com uma luz vermelha quando o veículo está trancado, indicando segurança ao motorista.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI

O console central possui apenas um seletor giratório, chamado de GTI Experience Control, semelhante ao do ID.2, que permite modificar os modos de condução e personalizar o design dos painéis de instrumentos de 10,9″ e da central multimídia de 12,9″, recriando estilos clássicos, como os dos primeiros Golf. Ao pressionar o botão GTI no volante, todas as luzes internas e detalhes luminosos do carro mudam para vermelho, proporcionando uma experiência imersiva.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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A “mecânica” do Volkswagen ID.GTI

O Volkswagen ID.GTI não apenas adota um design vintage nos painéis, mas também imita o comportamento de seus antecessores. Com um botão giratório, o motorista pode simular a direção, o som e o motor dos clássicos, como o Golf GTI de 1976 ou o modelo de 1986 com seu famoso motor de 16 válvulas.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI

Embora os detalhes exatos ainda não tenham sido revelados, é seguro dizer que o ID.GTI será rápido, baseado no ID.2All. Espera-se que supere a marca de 0 a 100 km/h em 7 segundos, conforme anunciado pela Volkswagen.

Quanto à potência, é certo que ele excederá os 231 cv do ID.2 com apenas um motor dianteiro. Um detalhe interessante é que o conceito elétrico utilizará o mesmo sistema de controle de tração e bloqueio de diferencial do Golf GTI atual, chamado de Vehicle Dynamics Manager.

Uma versão com dois motores é improvável devido à plataforma do ID.2, que foi projetada apenas para essa configuração. No entanto, o hatch oferecerá um bom espaço interno, apesar de suas dimensões compactas. O GTI conceito tem 4,10 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,6 metros, proporcionando espaço interno comparável ao do Golf e um porta-malas de 490 litros, segundo a montadora.

O ID.GTI tem lançamento previsto para 2025, e provavelmente terá um preço mais elevado do que os 25.000 euros prometidos para o modelo base. Embora compartilhem algumas semelhanças, os conceitos não substituirão o Golf, que se tornará elétrico em 2028 e se posicionará entre o ID.2 e o ID.3.

Imagem: Divulgação | Volkswagen ID.GTI
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