Disal Consórcio

Menu

A carta de crédito é a garantia de conquista do bem desejado!

 

O consórcio é uma forma planejada de alcançar uma conquista, sem juros e sem entrada. Para aquele que têm um grande sonho, certamente consideram o consórcio como uma forma bastante interessante e acessível para conquistar esse objetivo, por isso tem atraído cada vezes mais pessoas.

É bem fácil de entender o funcionamento dessa modalidade de compra. Nele, a administradora vai reunir um grupo de pessoas com interesse em comum. Para isso, elas vão contribuir todos os meses dentro de um determinado prazo, formando um fundo comum.

Todo mês vai haver um sorteio para descobrir quem é o consorciado apto para conquistar seu bem. Ao ser contemplado, o consorciado recebe a sua carta de crédito, com o valor acordado durante o contrato. Com essa carta em mãos, ele pode adquirir o bem ou serviço planejado.

Porém, há ainda muitas dúvidas, e uma delas é sobre o funcionamento da carta de crédito.

carta_de_crédito

O que é carta de crédito?

Carta de crédito é o documento financeiro que o consorciado passa a ter direito quando é contemplado. Através dele, permite adquirir seu bem, pelo valor estipulado no contrato. Dessa forma, o consorciado está livre para usá-la, desde que respeite a natureza do bem.

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro não é depositado diretamente na conta do consorciado, nem a administradora compra o objeto do contrato para, depois, fazer o repasse ao contemplado. Em vez disso, você recebe a chamada carta de crédito, um título com valor correspondente ao escolhido na hora da contratação do consórcio. É como se fosse entregue um “vale-compras” em suas mãos.

Quais as vantagens da carta de crédito?

A primeira grande vantagem desse sistema é a segurança. A carta de crédito só pode ser usada pelo solicitante, o que significa que você terá total controle.

Como seu uso é diferente de uma operação de transferência tradicional, não é preciso pagar as taxas e os impostos que seriam devidos caso o dinheiro entrasse diretamente na sua conta. Assim, você consegue garantir seu poder de compra.

Além disso, a carta de crédito possibilita o seu poder de negociação, já que pode ser usada de maneira muito parecida com a do pagamento à vista. Dessa forma, quem está vendendo o bem sabe que receberá o valor integral em um prazo muito curto. Então, você terá como barganhar descontos ou negociar outras facilidades.

Como funciona a carta de crédito?

Independente da forma que for contemplado, todo consorciado tem acesso à carta de crédito. Tendo o direito de comprar o bem, mesmo que precise continuar pagando as prestações. Antes de pegar a carta, você terá que apresentar alguns documentos, passando por uma aprovação.

Ele tem um prazo para ser utilizado, que pode variar ou até a finalização do prazo de consórcio contratado. De qualquer maneira, é fundamental estar atento às regras especificadas no contrato.

Nesse mesmo sentido, para manter o poder de compra de todos os participantes do grupo de consórcio, o valor da carta de crédito pode variar conforme reajuste da tabela do fabricante. Isso, sem dúvidas, deve ser considerado no planejamento financeiro.

Como conseguir a carta de crédito?

O primeiro passo é contratar uma cota de consórcio. Nesse momento, deve definir o objetivo da carta, valor e o prazo de pagamento. Lembre-se de avaliar a sua renda mensal disponível para o pagamento das parcelas, já que, quanto maior a carta de crédito, maior será o desembolso mensal.

Como observado, a carta de crédito só é liberada a partir do momento da contemplação, que pode ocorrer por meio de sorteio ou lances. Mas como isso funciona na prática?

O sorteio, é a forma mais comum. Mensalmente, a administradora realiza nas assembleias a escolha de um ou mais consorciados por meio desse procedimento. Quem der a sorte recebe a carta de crédito para utilizar o valor.

Já quem não quer depender da sorte pode tentar uma segunda via para receber a carta de crédito. A oferta de lance funciona como uma espécie de antecipação do pagamento das parcelas. Assim, quem oferecer um percentual maior será o contemplado.

Quais são os procedimentos necessários para ter acesso à carta de crédito?

A partir do momento em que a administradora comunica o consorciado sobre a contemplação, alguns procedimentos precisam ser respeitados para que a carta de crédito seja acessada.

É necessário continuar honrando as mensalidades em aberto, mesmo depois da contemplação. A administradora pode solicitar algumas garantias antes de efetivamente entregar a carta, como comprovação de renda. Além disso, o consorciado não pode ter seu nome incluído nos serviços de proteção ao crédito.

É ideal no momento da contemplação não ter nenhum tipo de pendencia no nome para não ter a possibilidade se se frustra!

Quanto tempo vale uma carta de crédito?

Após a contemplação e o processo de aprovação para a liberação da carta de crédito, deve ser usada no período estipulado em contrato, que varia entre 90 e 180 dias. Esse prazo depende das políticas praticadas pela administradora.

A validade é uma forma de proteção para a administradora e para o grupo do consórcio. Como a liberação envolve análises de situação financeira e cadastral, a validade é a maneira de garantir que esse processo seja efetivo. Além disso, as condições de uma pessoa podem mudar muito em períodos longos.

Caso o limite de tempo seja extrapolado, o contemplado não perde o direito ao crédito, mas, provavelmente, terá que passar por nova análise e entregar os documentos necessários mais uma vez.

Verifique a administradora

Confie não apenas do contrato, mas, também, da transparência da administradora. Afinal, nesse caso, o contrato é administrado por uma empresa especializada. Nesse sentido, vale a pena verificar que garantias a instituição pode oferecer para que a carta de crédito seja, de fato, utilizada.

Você conhece a Disal Consórcio?

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu carro ou moto, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe se prefere carro ou moto e o valor da sua parcela, ou seja, você decide tudo.

Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio