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Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T
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O XCMG E7-49T é o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil, com capacidade de carga total de 49 toneladas, autonomia de 150km e a capacidade de substituição do pacote de baterias quando descarregado. Enquanto existem algumas opções de caminhões elétricos disponíveis no mercado brasileiro, nenhum deles é do tipo cavalo-mecânico projetado para aplicações rodoviárias. Para suprir essa lacuna no mercado, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), uma empresa chinesa, está lançando o E7-49T no Brasil. Esse caminhão elétrico inovador permite a substituição rápida das baterias em vez de esperar pelo processo de recarga.

Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T
Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T

O E7-49T foi apresentado ao público pela primeira vez durante a Agrishow. Ele é equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente que oferece 482cv de potência e um torque de 204,1kgfm. Ao contrário dos veículos elétricos convencionais que não possuem câmbio, o E7-49T possui uma transmissão automatizada de quatro marchas, com a opção de realizar trocas manuais através da alavanca localizada no console central. Segundo a XCMG, a inclusão dessa transmissão e das reduções de engrenagem auxiliam o caminhão a economizar energia elétrica durante as arrancadas.

Posição do motor e autonomia do XCMG E7-49T

Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T
Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T

Uma solução mais tradicional adotada pela XCMG é a posição do motor. Embora os veículos elétricos geralmente tenham o motor instalado diretamente no eixo, a XCMG optou por posicionar o motor sob a cabine, utilizando um cardan e suspensões convencionais para facilitar a manutenção do caminhão quando necessário.

Além disso, o XCMG E7-49T possui uma bateria de fosfato de ferro lítio com capacidade de 282kWh. Segundo a marca, essa bateria oferece uma autonomia de até 150km. Embora essa distância possa não ser muito expressiva para os padrões brasileiros, considerando que os caminhoneiros geralmente percorrem longas distâncias com caminhões a diesel, essa autonomia é bastante útil em logísticas de percursos mais curtos. Vale ressaltar que a bateria pode ser recarregada em até uma hora utilizando carregadores de corrente contínua, dependendo da potência disponível.

Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T
Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T

No entanto, para otimizar ainda mais o tempo e economizar dinheiro, a XCMG adotou a tecnologia de “swapping” em seu caminhão. Essa tecnologia permite a troca completa do pacote de baterias por um outro já carregado. A “caixa” de baterias está localizada atrás da cabine e, com a ajuda de uma empilhadeira comum, é possível realizar a substituição em pouco mais de seis minutos, conforme informado pelo fabricante.

Eficiência e baixas emissões de CO2

Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T
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A XCMG ressalta a excelente dirigibilidade do seu caminhão, juntamente com sua velocidade máxima de 84km/h e capacidade de carga de 48 toneladas. Além disso, o E7-49T oferece emissões de CO2 nulas, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Nas estradas, esse caminhão elétrico proporciona um conforto superior, graças ao baixo nível de ruído e às mínimas vibrações transmitidas pelo motor em comparação com os caminhões a diesel.

Em termos de segurança, o XCMG E7-49T possui recursos avançados, como o LDWS (Lane Departure Warning System), um sistema de aviso de saída de faixa, o AEBS (Advanced Emergency Braking System), um sistema semiautomático que auxilia a frenagem em emergências, e o ESC (Electronic Stability Control), um controle eletrônico de estabilidade capaz de distribuir a pressão nas diferentes rodas do veículo.

XCMG quer impulsionar o mercado de elétricos no Brasil

Imagem: Divulgação | XCMG E7-49T
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Inicialmente, a XCMG importará 200 unidades para comercialização até o final do ano. Contudo, cada unidade será vendida pelo preço de R$1,3milhão, sendo metade desse valor referente às baterias, como explicado pela XCMG. Uma das principais vantagens dessa opção elétrica está no custo de rodagem, que é significativamente menor, com um gasto de apenas R$0,75 por quilômetro percorrido, em comparação com os R$3,36 dos modelos a diesel.

Além do caminhão E7-49T, a XCMG oferece uma variedade de outros veículos de trabalho elétricos, abrangendo escavadeiras, carregadeiras e caminhões off-road, bem como caminhões de carga menores, como o E7-29R. O E7-29R é um caminhão semipesado 8X4, com potência de 490cv e capacidade de carga de 29 toneladas.

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Com essa ampliação de sua atuação no segmento de veículos pesados, a XCMG planeja expandir a produção em sua principal fábrica em Pouso Alegre (MG). A montadora quer iniciar a produção de veículos elétricos em 2025, inicialmente, na montagem de chassi, carroceria e componentes adicionais, mantendo a importação das baterias.

Essa estratégia de expansão reforça o compromisso da XCMG em oferecer soluções sustentáveis e inovadoras no mercado brasileiro de veículos de trabalho, impulsionando o desenvolvimento da indústria nacional e a adoção de tecnologias mais limpas e eficientes.

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