Disal Consórcio

Menu

 Fazer o recall do seu veículo é uma atitude responsável e de segurança.

Com a recente mudança na legislação, o veículo envolvido em campanha de recall, mas que não tenha feito o reparo, nas concessionárias da marca, terá o registro da pendência impresso no documento de licenciamento (CRVL) do ano seguinte.

Na teoria, nada mudou para o consumidor. O recall não é um processo obrigatório, não acarreta multas ou penalidades, mas, na prática, passa a servir como um alerta ao proprietário do veículo ou ao futuro comprador.

Trata-se de um reforço de comunicação, que visa ampliar a taxa de comparecimento dos veículos convocados às concessionárias. Atualmente, segundo dados da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o índice de adesão ao recall, no Brasil, é de 40%, enquanto, no mundo, a média gira em torno de 80%.

De acordo com informações do Procon-SP, em 2018, mais de 2,1 milhões de veículos estiveram envolvidos em processos de verificação de funcionamento de algum sistema.

As montadoras atribuem o baixo índice de adesão à dificuldade de acessar informações sobre os proprietários atuais dos veículos, restritas aos órgãos públicos (Detran), pois possuem apenas os dados do primeiro dono, por conta do faturamento das vendas, feitas pelas concessionárias.

Com a mudança da lei, a expectativa é de que esse índice aumente, uma vez que as montadoras e Detran trocarão informações sobre os proprietários dos modelos chamados no recall. Outra vantagem é que as montadoras estão autorizadas e divulgarem o procedimento em suas redes sociais, além dos canais que já eram obrigadas como TV, rádio, jornal e site e o Detran passa a ser obrigado a enviar o alerta de recall por meio digital ou carta física ao atual dono.

Por isso, é importante que, a partir de agora, o consumidor fique atento. Por exemplo, ao ser contemplado com sua carta de crédito de consórcio, e a opção for pela compra de um veículo usado, verifique se o modelo escolhido está envolvido em algum chamado da montadora.

Como o processo de recall não tem prazo de validade, o veículo pode ser levado a qualquer momento nas concessionárias da marca e passar pela verificação, gratuitamente. Feito o reparo, a montadora informará, ao sistema do Renavam, e o alerta será retirado do documento, no licenciamento seguinte, e o proprietário terá um recibo com o dia, horário, duração e local onde o recall foi feito.

O que é o recall?

O recall é uma convocação, por parte do fabricante ou distribuidor, para que o produto seja verificado, reparado ou até substituído, e tem, como objetivo, proteger e preservar a segurança dos usuários, evitando acidentes e prejuízos materiais e morais. Os veículos são, provavelmente, os mais comuns nessa situação e, geralmente, consideram itens de segurança para os ocupantes.

As montadoras são obrigadas, por lei, a comunicar, publicamente, informações sobre o defeito, solução e detalhes sobre as unidades envolvidas. Por isso, o primeiro passo do consumidor é identificar se o seu veículo faz parte desta convocação, por meio do chassi ou da placa, dependendo do procedimento determinado pela marca.

Essa lista, geralmente, está disponível no site da fabricante, nas centrais de atendimento ou até mesmo nos sites regionais do Procon e Detran.

Confira a lista dos recalls em carros, até o início de novembro 2019:
AUDI = RSQ3, Q3, Q5, SQ5, RS3, A6, A7, A8, Q7, S5, A4 Avant, A4 Sedan, A5 Cabrio, A5 Sportback, A5 Coupê
BMW = X1, X5, X6, 525i, 530i, M4, M3
CAOA CHERY = QQ
CHEVROLET = Ônix Plus, Sonic, Cruze, Tracker, Cobalt, Prisma, Spin, Camaro
FIAT / CHRYSLER= Toro, Uno, Palio, Siena e Doblô / Chrysler 300
FORD = Fusion (2015), Edge, Ecosport, Ka e Ka Sedan, Ranger
HONDA = Accord, Civic, Fit e CR-V
HYUNDAI = HB20 e HB20S
JEEP = Cherokee (modelo 2014), Renegade, Compass, Jeep Wrangler
LAND ROVER = Range Rover Velar, Ranger Rover, Range Rover Sport
LEXUS = LS 500H
MERCEDES-BENZ = Classe C, Classe E, GLC250, Classe C180, AMG S 63, Classe S 65 AMG
MITSUBISHI = Outlander, Lancer e ASX
NISSAN = Frontier
PORSCHE = Panamera, 718 Boxter, Cayman, 911, Cayenne,
RAM = RAM 2500
RENAULT= Todas as versões do Duster e Duster Oroch
SUBARU = Legacy GT, Outback, Impreza, XV, Forester, WRX e STI
TOYOTA = Corolla, Etios, Hilux, Fielder
VOLKSWAGEN = T-Cross, Tiguan, Jetta, Golf, Passat, Polo, Virtus, Saveiro
VOLVO = XC90, XC60, S90

Aproveite a próxima visita à concessionária para fazer as inspeções de garantia e verifique se o seu carro precisa passar por recall.

Ficou com alguma dúvida? Poste seus comentários aqui mesmo, logo abaixo. Garanta a sua segurança, simule a compra do seu carro novo pela Disal Consórcio.

Pegue carona no nosso Blog e informe-se!

 

Faça sua simulação

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

simule_agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio