Disal Consórcio

Menu

Você sabe como funciona o consórcio de motos? Separamos algumas dicas para sua conquista!

Planejar a compra da sua motocicleta é a maneira mais inteligente de realizar sua conquista. Muitas pessoas buscam crédito para alcançar seus objetivos e são inúmeras as vantagens de um consórcio de motos.

Esse tipo de modalidade de compra é possível tanto para motos usadas ou novas. As parcelas são ajustáveis dentro das condições de pagamento do consorciado.

Para você que pensa em uma compra planejada e segura, listamos 5 vantagens do consórcio de motos!

 

1 – O que é um consórcio de motos?

Consórcio é um investimento à longo prazo, através da união de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações, etc, com o objetivo de partilha de recursos para atingir um objetivo comum.

Funciona da seguinte forma:

  1. Grupo com desejo de compra em comum, contribuem com uma parcela mensal para montar uma espécie de “poupança conjunta” (chamada de carta de crédito).
  2. Todos os meses acontece um sorteio, no qual uma pessoa do grupo é selecionada para receber a carta de crédito e efetuar a compra.
  3. Se você não quer esperar ser sorteado, pode dar lances, como um leilão.

Para conquistar um bem é necessário um bom planejamento, dessa forma você não vai acabar se prejudicando em relação aos pagamentos.

Quando se trata de orçamento, devemos lembrar que a compra de um bem não deve comprometer mais de 30% da sua renda. Dessa forma, o consórcio se mostra muito mais vantajoso, já que o valor das parcelas é você quem decide dentro das suas necessidades.

A contratação elimina a necessidade de aprovação prévia. Basta escolher o valor e o prazo de pagamento, porém, caso tenha alguma irregularidade no seu nome é importante regularizar, pois para liberar a carta de crédito é preciso estar com o nome limpo.

O melhor de tudo é que não tem taxa de juros, nem é pago um valor de entrada. É cobrado apenas a taxa de administração, permitindo assim que a Administradora do consórcio preste os serviços aos consorciados, como organização dos Grupos, realização dos sorteios e a gestão dos pagamentos de cada participante.

 

2 – Quanto tempo dura um consórcio de motos?

A duração de um grupo de consórcio dependerá do plano escolhido na contratação. Baseado no valor do crédito e no limite das parcelas mensais, por exemplo, você pode procurar um plano que se encaixe no seu orçamento durante todo o período.

É importante lembrar a importância de um bom planejamento financeiro. Afinal, você assumirá o compromisso de fazer os pagamentos por um tempo considerável. Mas pode ficar tranquilo, sabemos que muitas coisas podem acontecer nesse meio tempo, por isso oferecemos sempre o Seguro Prestamista.

 

3 – Como funciona os pagamentos?

Após ser feito a adesão, o novo consorciado já deve pagar a primeira parcela para entrar no grupo. Na sequência deve pagar em cada mês o valor correspondente, é possível também adiantar o pagamento, caso queira.

Além disso, durante a vigência do contrato, pode haver reajustes dos valores, caso a moto escolhida sofra alteração em seu valor final imposto pela montadora. É importante que você saiba que, se as suas parcelas sofrerem reajustes, automaticamente a sua carta de crédito também será reajustada, mantendo o poder de compra do grupo.

Caso aconteça atrasos no pagamento das parcelas e você já tenha sido contemplado, deve entrar em contato com a Administradora para acertar os valores, pois podem ser tomada medidas legais previstas em contrato. Se o consorciado ainda não foi contemplado é considerado um “investidor”, por isso, caso deixe de pagar várias parcelas, pode ter a sua cota cancelada, além de não participar das assembleias, anulando as suas chances de contemplação.

Se o consorciado optar pelo cancelamento, terá que esperar por um sorteio para receber o dinheiro referente às parcelas anteriormente pagas. Tem também a opção de transferência da participação para outra pessoa, negociando o pagamento das parcelas já quitadas.

Existem alguns critérios para a recuperação do valor investido, que é regulamentado Lei 11.795/2008 e pela Circular n.º 3.432, com o intuito de resguardar a saúde financeira do grupo contra eventuais perdas.

 

4 – Como funciona a contemplação?

A contemplação é a atribuição ao consorciado ativo do crédito correspondente ao valor do bem de seu plano na data da respectiva assembleia, bem como a restituição do crédito devido ao consorciado excluído. Em ambas as hipóteses, a contemplação estará sempre condicionada à existência de recursos financeiros suficientes no grupo de consórcio.

No consórcio de motos, ou em qualquer outra modalidade, existem basicamente três formas de conseguir a sua contemplação:

  1. Sorteio: realizados nas assembleias mensais. São sorteados os números das cotas que serão contempladas, todos tem a mesma chance e você deve contar com a sorte. Quem é sorteado tem acesso à sua carta de crédito e pode adquirir o bem desejado
  2. Lance: pode dar um lance, em uma espécie de leilão que acontece durante as assembleias. É ofertado um valor pelo consorciado para que o seu número seja o escolhido.
  3. Encerramento: não foram sorteados e nem tiveram lance vencedor. Será contemplado no encerramento do grupo.

Lembrando que o seu pagamento deve estar em dia para receber a carta de crédito. Pois, no momento que sua cota é selecionada passa por toda análise.

As assembleias acontecem mensalmente e podem ser tanto presenciais quanto online, dependendo do que foi estabelecido pelo seu grupo.

Para você ficar sabendo que sua cota foi contemplada, a Administradora comunicará o consorciado ausente na assembleia de sua contemplação. Os resultados das assembleias podem ser obtidos no primeiro dia útil após as suas realizações, acessando a sua conta.

Independente desta comunicação, é dever do consorciado que ofertou lance verificar o resultado em nosso site, atendimento eletrônico, central de atendimento ou com o concessionário que vendeu a cota. Caso o seu lance vencer o leilão, o pagamento deve ser feito imediatamente.

 

5 – Como escolher o melhor consórcio de motos?

Você tem total liberdade para escolher a melhor opção que atende suas necessidades. Dentro do seu orçamento mensal, modelo desejado e valor de investimento.

O Sistema de Consórcio de Motos é a modalidade mais inteligente e a Disal te ajuda nessa conquista.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as vantagens de um consórcio de motos. Que tal fazer uma simulação e programar sua nova conquista?

Não perca tempo, faça agora mesmo e confira a melhor opção para você!

simule agora

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio