Disal Consórcio

Menu

Cada categoria de carro atende melhor um público específico. Sedans são mais indicados para famílias e motoristas, enquanto hatches atendem os solteiros.

Qual categoria de carro te atende melhor? Está em busca do seu primeiro carro ou quer apenas mais conforto e espaço interno? Para fazer uma escolha mais assertiva é preciso conhecer melhor as categorias existentes no mercado. Conheça um pouco das vantagens e desvantagens de cada uma delas e encontre a categoria perfeita para você.

Vantagens e desvantagens de cada categoria de carro

Subcompacto

Renault Kwid 2023
Imagem: Divulgação | Renault Kwid 2023

 

Como o nome já diz, são carros menores. Essa categoria de carro é indicada para pessoas solteiras, que não necessitam de muito espaço, e não levam muitos passageiros ou bagagens.

Vantagens: normalmente os subcompactos chegam ao mercado com um preço mais acessível. Possuem motores mais econômicos e por serem menores cabem em vagas mais apertadas.

Desvantagens: Seu espaço interno é apertado, motor com pouca potência e sua estética não costuma agradar a todos.

Exemplos de Subcompactos: Fiat Mobi, Renault Kwid e Volkswagen UP!

Hatch

fiat-argo-mais-vendidos
Imagem: Divulgação | Fiat Argo

 

Categoria de carro um pouco maior que a de subcompacto. Essa categoria é indicada para famílias pequenas, ou casais que acabaram de ganhar um bebê. Também existem os hatches médios, indicados para quem deseja ainda mais espaço e um melhor acabamento.

No quesito motor, a maioria conta com a versões mais modestas e econômicas como o 1.0, tendo a opção de propulsores medianos 1.6 e mais potentes como o 2.0 que consequentemente acabam consumindo mais combustível. Algumas montadoras oferecem motor 1.0 Turbo, modelo mais econômico e que entrega mais potência que o 1.0 convencional, e as vezes até mais que o 1.6.

Vantagens: Muitas opções de modelos. Essa é a categoria de carro com maior diversidade de modelos, com muitas alternativas com preços atraentes, até modelos premium com um valor mais elevado.

Desvantagens: Espaço interno. Não são tão pequenos quanto os subcompactos, mas não possuem espaço de sobra.

Exemplos de carros Hatch: Volkswagen Polo, Fiat Argo, Ford Ka e Chevrolet Cruze HB (hatch médio).

Sedan

Toyota Corolla
Imagem: Divulgação | Toyota Corolla

 

Categoria de carro com maior espaço interno e porta-malas, por esse motivo é mais indicado para famílias, motoristas e quem costuma viajar com frequência de carro. Essa categoria é dividida entre sedans pequenos (preço “popular”), médios (um pouco mais caros) e grandes (modelos premium).

Esses modelos oferecem mais conforto para os passageiros, por possuírem maior tamanho de entre eixos que um hatch, dando mais espaço para as pernas.

Assim como a categoria hatch, existe uma boa variedade de versões, possuindo opções mais econômicas com motores mansos 1.0, até motores mais potentes.

Vantagens: Muitas opções para diferentes gostos e bolsos e maior espaço interno.

Desvantagens: Por possuírem um espaço interno maior, acabam sendo menos econômicos que os hatches e subcompactos. Também necessitam de vagas maiores e uma maior experiencia para manobras.

Exemplos de Sedans: Ford Ka Sedan (pequeno), Toyota Corolla (médio) e Porsche Panamera (grande)

Crossover

Hyundai Creta Ultimate
Imagem: Divulgação | Hyundai Creta Ultimate

 

Conhecidos com SUVs urbanos. Categoria muito buscada por quem gosta da estética de um utilitário esportivo, mas com o uso voltado para a cidade.

Essa categoria, por serem maiores e mais pesados, conta com motores mais potentes, a partir do 1.6. Mesmo com esse tamanho todo costumam ser mais econômicos que os legítimos SUVs. Seu espaço interno tanto para passageiros como para bagagem, fica entre o hatch o sedan.

App Disal+ Clientes

Vantagens: Espaço interno, estética robusta e agradável e excelente desempenho na cidade.

Desvantagens: Consumo de combustível mais elevado que as categorias anteriores e seu preço não é tão acessível.

Exemplos de crossover: Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus e Hyundai Creta

SUV

Toyota SW4
Imagem: Divulgação | Toyota SW4

 

A categoria de carro SUV, abrange os modelos mais espaçosos e com maior capacidade de carga. Com motores fortes, estrutura robusta e tração 4×4 para encarar qualquer tipo de terreno. Os SUVs são modelos mais caros que as demais categorias e nada econômicos. Possuem um design robusto e melhores acabamentos.

Vantagens: Estética robusta e agradável, espaço interno, motor potente e encara qualquer tipo de terreno, o que o torna indicado os mais aventureiros.

Desvantagens: Possuem baixa autonomia, preços elevados, dificuldade para estacionar e necessitam de vagas maiores e uma maior experiencia para manobras.

Exemplos de SUVs: Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport

Minivan e Station Wagons

Fiat Palio Weekend
Imagem: Divulgação | Fiat Palio Weekend

 

Mais uma categoria de carro que é indicada para famílias, por oferecerem espaço suficiente para uma viagem confortável e sem as pernas dos passageiros traseiros ficarem esmagadas. Essa categoria possui opções com motores mais modestos e mais potentes, e seu nível de consumo acaba sendo uma consequência do motor escolhido.

Vantagens: Excelente espaço interno e bom desempenho na cidade.

Desvantagens: Poucas opções, o mercado brasileiro não oferece muitas opções nessa categoria.

Exemplos: Fiat Weekend e Audi A4 Avant.

Picape

Strada 2023 Volcano
Imagem: Divulgação | Fiat Strada

 

Categoria de carro popular por ser um veículo de trabalho. Atualmente, o mercado já conta com picapes “urbanizadas”, como por exemplo a Fiat Strada. Sua estética é agradável, e dá conta do recado quando se trata de aventuras off-road e transporte de cargas. Projetadas para ser um veículo de trabalho estão sendo frequentemente flagradas em uma vaga de shopping.

As picapes além de serem projetadas para ser uma ferramenta de trabalho, são procuradas por quem necessita de muito espaço para as malas e um carro que encare terrenos off-road que tenha aquele visual parrudo com um acabamento sofisticado.

Vantagens: Amplo espaço para as bagagens e transporte de pequenas cargas, motor mais potente.

Desvantagens: Preço e o consumo de combustível costumam ser mais altos.

Exemplos de picapes: Fiat Strada, Fiat Toro, Toyota Hilux

Quais as vantagens e desvantagens de cada categoria de carro?

Ainda não sabe qual categoria de carro te atende melhor? A Disal Consórcio te ajuda!

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu veículo, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe o seu veículo de preferencia e o valor da sua parcela.

Não perca mais tempo e comece a planejar essa conquista!

simule_agora_2022

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio